E se houvesse alternativa para o Amazonas?

Como escrevi nos meus dois últimos artigos, sonhar não paga imposto!

Continuo aqui divagando uma série de considerações sobre a eleição que se avizinha, observando o cenário sobre a ótica diversa que tem sido propagada pela “independente” mídia local.

Suponhamos apenas, em uma remotíssima possibilidade, que o PDT lançasse uma candidatura a governador e por conta do grande alinhamento nacional obtivesse, digamos, apenas 10% dos votos, algo em torno de 180 mil, o que matematicamente seria o suficiente para provocar o segundo turno nesta eleição.

Atraísse para uma coligação de terceira via, partidos que tenham bons candidatos a Deputado Estadual, porém que sofressem com a possibilidade concreta de sozinhos não fazerem legenda (a velha questão de que em eleição proporcional não basta o candidato ser bem votado, é preciso que o partido e/ou coligação atinja o quociente eleitoral – 60.000 votos, no caso de Deputado Estadual).

Exemplos concretos são fáceis de identificar:

PDT: Tem como principais candidatos o Vereador Mario Frota e Dermilson Chagas, sem menosprezar o potencial de eventuais surpresas. Conta com uma lista de pré-candidatos de mais 10 nomes. Posso, com bastante segurança, afirmar que sozinho não consegue eleger nenhum deputado estadual e muito menos um federal;

PHS: Sem conhecer todos os nomes que compõem a lista de pré-candidatos, tem nos seus quadros apenas o Deputado Liberman Moreno e o Vereador Homero Miranda (que não sei se será candidato!). Sem dúvida encontra-se na mesma situação que o PDT;

PRTB: Já no PRTB, conheço bem os quadros do partido porque fui Presidente da legenda no Amazonas, o nome com viabilidade eleitoral é o do Deputado Bosco Saraiva, somando-se a aproximadamente dez ou doze candidatos, no máximo;

PV: Uma boa legenda de candidatos médios sempre foi a marca registrada do PV. No processo deste ano conta com o reforço de dois bons nomes, o do Vereador Jefferson Anjos e do Dr. Marcos Barros, ambos com excelente potencial, mas com pouquíssima chance de eleição se saírem sozinhos;

PPS: Dois nomes merecem destaque neste combativo partido, o Deputado Luiz Castro e o Vereador Hissa Abrahão, outro excelente quadro é o do meu amigo e ex-Deputado Joaquim Corado, que pleiteia uma vaga para a Câmara Federal.

Como se pode concluir, o principal ponto de convergência entre estes partidos é a imperiosa necessidade de viabilizarem legenda para a eleição dos seus candidatos com potencial de se eleger. Mas não é o único, outro ponto interessante é o fato de que, conjuntamente, estes partidos possuem uma representatividade no Congresso Nacional de 65 Deputados Federais, ou seja, isto representa um peso no horário eleitoral de TV e radio de aproximadamente 2:42 segundos que equivale ao tempo do PSDB ou DEM, portanto uma forte moeda de barganha eleitoral.

O terceiro ponto importante é que com este cacife de tempo de televisão e no mínimo 48 bons candidatos a Deputado Estadual, dos quais pelo menos três com chances concretas de eleição, este bloco partidário tornaria viável a apresentação de uma candidatura de “3ª via” ao cenário atual de pré-candidatos a Governador.

Quadro qualificado para tal não falta. Marcos Barros, Jefferson Praia, Luiz Castro ou mesmo, o meu nome. Todos com certeza têm plenas condições de apresentar uma excelente proposta alternativa de governo para o Amazonas e sua gente.

Vale finalmente ressaltar que se este sonho se concretizasse, não seria irreal imaginar em um primeiro momento que o segundo turno estaria garantido, vez que, de antemão, o potencial final poderia ser uma votação superior a 10% dos votos, especialmente após ficar evidente que com o resultado da pesquisa espontânea (publicada no post anterior), divulgada pela Perspectiva, nenhum dos dois atuais pretendentes (Alfredo e Omar) ultrapassa 5% das intenções de voto.

Omar e Alfredo, ambos com todo espaço de mídia, inaugurando obras quase que semanalmente, apoios declarados de vários prefeitos, deputados federais, senadores, deputados estaduais e lideranças em geral, sem contar o envolvimento público de declarações do Lula para um e do Eduardo Braga para outro, não conseguiram até agora ultrapassar a inexpressiva marca dos 5% espontâneos nas pesquisas.

A conclusão óbvia é que existe uma “3ª Avenida” para ser ocupada! Basta para tal uma boa dose de coragem, estratégia, inteligência e principalmente espírito público destas forças partidárias e seus membros de renunciar ao “canto da sereia” proposto através de eventuais cargos e benesses eventualmente oferecidos neste processo de “barganha” e terem, em nome das pessoas de bem neste estado, a ousadia da esperança.

Anúncios

15 Respostas to “E se houvesse alternativa para o Amazonas?”

  1. Williamis Vieira Says:

    Parabéns pela análise!

    Torço para que tenhamos uma terceira via!

  2. Dário Nascimento Says:

    Paulo,

    Um candidato com a densidade do Serafim, sujeitar-se a ser vice do Alfredo, mostra claramente que NÃO TEMOS OPÇÃO de terceira via. A VICE vem em troca de apoio fortíssimo ao seu filho Marcelo Corrêa(Serafim). Penso que a costura de um terceiro nome, pode ser prejudicial às alianças minoritárias. Uma vez que o voto nas legendas de OMAR e ALFREDO, serão fundamentais para agregar a votação dos candidatos. Sem contar que a candidatura de oposição com ALFREDO, abre a expectativa de disputa por muito mais vagas do que alianças menores para a disputa de UMA ou no máximo DUAS vagas para federal e/ou estadual. Saudações

  3. José Tavares Says:

    Gostei muito de sua análise e fico na torcida para que vc seja esta via. É incrível como o Seraofim abdica de seus objetivo em favor do filho. Vai inviabilizar a candidatura dele e do filho e se inviabiliza para Prefeito. Ainda bem, porque não ganhará mesmo. Serafim nunca mais.
    Paulo, seja a terceira via façamos o que aconteceu em belém, fortaleza, vitóriae em outras cidades em que o terceiro nome saiu lá de baixo e cresceu a tal ponto que ganhou a eleição. Tens meu voto para Deputado Federal, aliás, te acho o melhor nome entre os que ai estão sendo citados, e também terás meu apoio se tiveres a coragem, determin ação e ousadia de vir para o Governo do Estado novamente, e desta vez, na minha opinião, poderá ser a zebra da eleição e virar Governador do Estado. Parabéns!

  4. Franleandro Lima Says:

    Espero q no futuro p’roximo esta outra opçao esteja por vim

  5. Vívian Danielle Says:

    Na verdade, acredito que exista a ânsia por uma terceira vi. Não vejo como essa bipolarização pode ser boa pra sociedade amazonense. Será que realmente só existem essas duas vias para o Amazonas? Claro que não! Mas até o presente momento, só temos essas opções.

  6. MR Says:

    Afinal de contas, se os buracos foram tapados como você tinha falado anteriormente, por que estão fazendo nova operação tapa-buracos? Desculpa o comentário fora do assunto, mas não pude resistir. Eu falei lá atrás que essa promessa não poderia ser contabilizadas como cumprida, diferentemente do que você tinha informado. Voilá!

    • Mr.Chato Says:

      Que pergunta imbecil…agora voce quer que o asfalto dure pra sempre eh? ainda mais aqui em Manaus….se o prefeito tapou os buracos….e eles voltaram, e ele novamente esta tapando os buracos, que bom!!!! sinal que o atual prefeito esta fazendo o que o Serafim nao fez…

  7. sergio Says:

    Não se trata de pergunta imbecil em relação ao MR, a verdade é que o asfalto utilizado em todas as gestões é de má qualidade. E o que causa surpresa é que somente no fim do mandato de Serafim houve um aumento absurdo de buracos, fala sério, deixe de ser cego, não conhece a política suja que seu político “favorito” prega? Para denegrir a imagem do governante faz-se buracos na madrugada pelas ruas da cidade, visando ter subsídios para acusar quem governou de forma honesta e fez uma limpa na folha de pagamento, jogando para fora os apadrinhados que elegem esses imundos que prometem mundos e fundos em troca do voto do esperto.

  8. sergio Says:

    Realmente concordo que exista somente estas duas vias, afinal estamos evoluindo pois até certo tempo eu só conseguia enxergar uma via, talvez pelo fato de ser uma “filiação” se formos buscar as origens dos candidatos, no fundo todos nasceram de uma única célula, que conhecemos. O que ocorreu foi a visão ambiciosa de alguns candidatos aos majestosos cargos públicos que em “tese” romperam as alianças mas que em reuniões reservadas, regadas a “Chivas Regal 18 years” são confidentes e têm verdadeiros ataques de gargalhadas e ironias em desprezo ao povo amazonense. Perdoe-me mas uma terceira via, teria que ser uma audácia, um projeto de fé capaz de inverter a mentalidade do povo, onde muitos ainda sobrevivem e se vendem em troca de cestas básicas, cirurgias, dentaduras, empregos públicos e uma série de pseudobenefícios, que é uma doutrina coronelista muito presente ainda no século XVI. O que me assusta é o fato dos governantes fazerem muitas obras, criarem benefícios, assistirem o povo como se fosse “um favor”, pura benevolência, mas o povo esquece que isso é “obrigação”, eles são empregados do povo, são pagos para trabalhar e não serem cortejados como se estivessemos numa monarquia. No caso Wallace fiquei convicto de uma afirmação clássica do ex-Deputado que afirmou “meu eleitorado não ler jornais e não assiste telejornal” logo falta informação e com isso não há justiça popular legítima. O povo ainda não sabe que o voto vendido ou jogado fora é revertido em falta de saneamento básico, medicamento, educação, transporte, moradia, assistência médica-hospitalar-odontológica, enfim é revertido em miséria para o povo. Contudo sou a favor da 3ª via mas que seja isenta de todos os “pecados” que é praticado contra o povo e principalmente que não seja “cria” daqueles que compõe as duas vias existentes, senão estaremos bebendo água em fonte poluída.

  9. ezequiel filho Says:

    Companheiro, mais do que ninguem, você sabe da minha torcida por você, só não consigo entender por que cargas d’agua o companheiro não tentou essa terceira via. Você é sabedor que por onde passamos o questinamento é um só, no caso a ausencia de opções para os cargos majoritários para eleição de 2010, e o amigo reune todas as condições para surpreender, pena que agora é tarde, porem continuo sonhando com essa possibilidade, remota mas possível.

  10. Márcio Roger Says:

    Prezado Sr. Paulo. Gostaria de usar este espaço, para obter a informação do hospital onde o Sr. Contraiu a Infecção por micobacteria, pois minha mae se operou no Hospital Santa Julia em Maio deste ano, e hoje se encontra contaminada por Micobacteria, apos realizar remoção da vesícula. Caso haja outras vítimas desta infecção gostaria de entrar em contato, para que possamos levar o fato á publico, pois pretendo processar este Hospital e todos os envolvidos, por que ate hoje O Hospital Santa Julia vem realizando operacoes, mesmo com o surto de Infecção, sem utilizar as recomendações da ANVISA.

    Atenciosamente,
    Marcio Roger P. Moutinho
    marcio.roger@pmm.am.gov.br

  11. Ms. Avichayil Says:

    B”H
    Paulo,
    Espero que tu estejas a sentir-se melhor e fully recuperado de sua cirurgia. Desculpe-me pela ausencia e demora ao reply ur emails… Tempo voa, as you know. Gostaria de saber sobre as eleicoes tambem. Se continuas a estar em campanha ou se por forca do incoveniente foi preciso que tu parasses, por agora. De qualquer maneira, te quero desejar um rapido recovery e que em tempo imediato tu possas estar em todas tuas actividades de volta. “Everything happens for a reason”.

  12. ascomvence Says:

    Prezado senhor Paulo de carli.
    Embora pertença a Ascomvence, uma sociedade non profit, eu particularmente declaro que estive observando sua trajetória politica, e agora considero o senhor um dos mais relevantes exemplos do tipo de que politico sério que o Amazonas e o Brasil precisa. é um dos dircurso mais coerente, de ideias ousadas, mas sensatas demontrando o grau de conhecimento de nossa região que voce possui. Ao mesmo tempo o congratulo por mais um vitória, desta vez na saude. Nossa entidade congrega pessoas menos favorecidas e estamos disposto a nos aliarmos ao senhor nessa nova trajetória rumo ao triumfo. precisamos falar com o senhor.
    contate pelo email
    ascomvence@hotmail.com ou lazaroh1brazil@hotmail.com

  13. ascomvence Says:

    Why Paul de Carli should be Governor.
    He is the most prepared, deeply knowledgeable of the particularities of amazon, is unquestionably one of the brightest minds among those vying for the governorship of the Amazon. He has the ability to accomplish all the purposes that both the Amazonian and the world want. Control of fires, stopping deforestation and biodiversity conservation. in harmony with our guidelines will be committed to the cause of our people.
    beside the candidate of the predominant groups that have vested agreements with powerful forces. Now is the time for wisdom. we should not pass us the great chance of disposing a real improvement to our lives.
    I try through this little explanation trying make the whole world know this time may be different. For the Amazonian people will elect a man actually willing to represent the interests of our people.

    lazaroh1brasil.

  14. jose Says:

    Boa tarde!
    O portal da Camara Municipal de Manaus http://www.cmm.am.gov.br/det_vereador_2006.asp?id=73
    informa “Partido: PSDB” (!) na página referente ao senhor.
    saudações!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: