Um Amazonas pobre de lideranças

Voltando ao blog após diversas semanas que dediquei quase que exclusivamente às viagens ao interior do estado. Em apenas 45 dias visitei Nhamundá, Parintins, Barreirinha, Anori, Manaquiri, Autazes, Careiro da Várzea, Castanho, Manacapuru, Anamã, São Gabriel, Santa Izabel, Barcelos, Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo, Codajás, Coari, Beruri, Tefé, Alvarães e Fonte Boa. Em alguns destes lugares estive duas ou até três vezes, sem contar com as inúmeras comunidades rurais destes municípios.

Aprendi muita coisa, conheci muita gente, entendi e dialoguei sobre problemas e soluções de cada cidade ou região deste “continente” chamado Amazonas. Uma experiência incrível que me anima a seguir, agora em maio, para os municípios de Nova Olinda, Borba, Novo Aripuanã, Manicoré, Apuí e Humaitá (Calha do Madeira) e voltar por Boca do Acre, Lábrea, Canutama, Pauini e Tapauá (Calha do Purus). Muita história, imagens e “causos” para contar e que, sem dúvida, chamarão a atenção dos leitores deste blog.

Estou em Manaus desde sábado, dia 1º de Maio, e começo me atualizar dos fatos políticos, opiniões e discussões entre “marketeiros”, lideranças, imprensa e curiosos em geral. Não restam dúvidas que o processo eleitoral não só já começou, como também já movimenta os bastidores e os eleitores, indicando, sobretudo, mudanças de cenário e atores, a exemplo da retirada da candidatura do Serafim para governador, bem como a anunciada desistência do Amazonino da disputa.

Resultado? Saíram de cena exatamente os dois nomes de maior expressão política do momento. Sem desmerecer ninguém, a verdade é que o processo político eleitoral deste ano não chegará nem perto do que aconteceu nas eleições de 2006, quando disputaram as eleições para o governo: Amazonino Mendes, Eduardo Braga, Arthur Virgílio e eu (Paulo De Carli), como o “patinho feio” no meio de gigantes.

Em minha opinião, quem perde é o Amazonas que, em nome do tal “palanque único”, joga a discussão eleitoral lá para baixo, na tentativa de consolidar projetos de “cunho pessoal” em detrimento do debate das idéias e proposições salutares ao desenvolvimento social e de cidadania que se espera das democracias.

Querem um exemplo prático? Em 2006, durante a campanha, nunca ouvimos dizer que nos planos de governo que o Eduardo propunha estivessem incluídas as construções das Escolas de Tempo Integral. No meu programa eleitoral de televisão bati muito neste quesito, mostrando imagens e apontando exemplos bem sucedidos destas escolas pelo Brasil e mundo afora. No último debate da Rede Globo consegui me sobressair quando o tema educação veio à discussão e insisti nesta proposta.

Resultado prático: Perdi as eleições, o Eduardo venceu e implantou as escolas que eu propus. Quem ganhou? O Amazonas, sem dúvida! Política pública de gente adulta é assim, não importa quem tem a idéia, o importante é concretizá-la. E é exatamente por isto que sou um democrata convicto e luto com todas as minhas forças para preservar este sistema.

Muitos temas de relevância para uma sociedade são discutidos no curso das campanhas eleitorais, onde ao final, o eleitor terá sempre a chance de optar pelo tipo de governo e esperança pretende para si.

Na última pesquisa política divulgada pelo jornal Amazonas Em Tempo, em parceria com a empresa Perspectiva, a primeira pergunta feita aos entrevistados foi a que mais me chamou atenção. Curiosamente, foi a que menos debate gerou, provavelmente porque não interessava aos atuais atores (remanescentes) deste processo.

A pergunta objetivamente era: Se a eleição fosse hoje, em quem votaria para Governador (sic)?

Resultado:

Omar Aziz – 5% (Cinco por cento)
Alfredo – 5% (Cinco por cento)
Serafim – 3% (Três por cento)
Outros (?) – 1% (Um por cento)
Não sabe dizer – 86% (Oitenta e seis por cento)

Ou seja, queria eu que este tal de “não sabe dizer” fosse candidato pelo PDT que ele venceria as eleições de lavada e iríamos assistir nos próximos anos uma revolução na educação no nosso estado.

Portanto, como eleitor e ativo participante do processo político, me sentiria muito mais feliz se pudesse ter outras opções para votar, mas cadê as lideranças políticas deste estado? Onde foram parar as pessoas de bem que sonham com alguma coisa diferente? Cadê os jovens?

Desculpe Serafim, mas eu no seu lugar, com a sua densidade eleitoral e comandante político de um partido, jamais me furtaria a disputar estas eleições. Parece que o projeto “familiar” de eleger o seu filho ficou bem acima dos interesses das centenas de milhares de pessoas que acreditaram em você, aliás, mais uma vez!

E do outro lado, a saída do Amazonino abriu um vácuo político gigantesco que, no momento, somado aos eleitores do Serafim, representam a grande maioria dos eleitores deste estado.

E engordam a tal da candidatura do Sr. “Não sabe dizer” da Silva.

Anúncios

22 Respostas to “Um Amazonas pobre de lideranças”

  1. Carlos Says:

    Gostaria mto que Jeferson Peres estivesse vivo. Nesse cenário ele seria nosso Governador, e de lavada!

  2. Mario Cesar Says:

    Por Paulo Di Carli, assim tu ainda que ganhar eleição, visitando o INTERIOR,MAS VÉSPERAS DAS ELEIÇÔES,o povo ta acordado pra vocês OPORTUNISTAS,TU ANDA TE METE A DA CONSELHOS ERRADO PRO MALA DO ”SERÁ O FIM”,VOCÊS DOIS TEM É QUE SER JOGADOS AMARRADOS DO MEIO DO ENCONTRO DAS ÁGUA

    • Paulo De Carli Says:

      Caro Mario Cesar,
      Não costumo responder comentários, pois, aqui livremente expresso minhas opiniões, bem como, deixo livre os comentários dos leitores de forma mais democrática possível.
      No entanto, apenas por uma questão de justiça quero deixar claro que estou visitando os municípios do interior desde o ano passado, muito tempo antes de qualquer processo eleitoral, e que me consta, só será iniciado em julho e encerrado em outubro deste ano.
      Sou o Presidente de uma ONG o IADC que tem escritórios regionais em vários municípios e sempre percorri as cidades proferindo palestras, reuniões e participando de eventos.
      Aproveitei que não estou com nenhum mandato eletivo e aproveitei o ano passado e este ano para conhecer muitas cidades que nunca tive a oportunidade de visitar e sinceramente não vejo isto como uma experiencia ruim para qualquer homem público.
      Saudações,

  3. Williamis Vieira Says:

    Belo artigo. Infelizmente este cenário está péssimo.

    Paulo, Precisamos de uma opção coerente ao governo.
    Precisamos enriquecer o Debate.

    Esta eleição surpreenderá a todos.

    Candidate-se ao Governo.

    Saudações

  4. Prof. Rony Siqueira Says:

    Parceiro,
    É muito bom poder ler novamente um texto seu. Acredito que os caminhos da política local estão mudando, sinto nas conversas com estudantes, professores e mantenedores de faculdades, que há uma nova visão sobre o perfil político necessário para nossa representação. Nesse meio, é tão difícil cultivar confiança, e tão raro encontrar pessoas preparadas, humildes e que ainda queiram aprender.
    Tive a honra de compartilhar de sua companhia, assim como de sua equipe de bravos guerreiros, nos municípios de Parintins, Nhamundá e claro, na festa do bezerro! É emocionante ver o quanto podemos ajudar o nosso povo do interior, o quanto podemos influenciar positivamente nas suas vidas. Agora, vejo com muita clareza o caminho brilhante que você está trilhando, e parabéns pelo exército: Tacius, Ney, Luis e Trajano , pois é em cada um deles que está a sua força, e com os inúmeros atributos que já possui, será imbatível.
    PS.: Cuide dessa saúde, o general tem que ser o guerreiro mais forte!
    Abraços,

  5. marocas Says:

    mano tu não vence a um bocado de tempo!!!e agora assessorado por um ex petista falido,ex secretário desmoralizado,marido traira, e tu ainda fica se exibindo,que vai contribuir com o debate etc..primeiro o senhor é pesimo estrategista,não ganhou para vereador,gastou e investiu errado,e continua achando que forma opinião,vai te catar pentiar macaco, procura um psiquiatra!!!!!!!!

    • Williamis Vieira Says:

      Todo nós podemos ser formadores de opnioes.

      Como é fácil utilizar o anonimato e falar o que bem entende.
      Deve ser alguem ressentido. Queria ta junto e foi mandado embora.

      Rssss…

  6. Hugo Penaranda Says:

    Paulo, excelente análise do atual quadro sucessório aqui do estado. Estamos sem opção, e nos últimos anos não apareceram novas lideranças. Concordo principalmente quando você afirma que o Serafim, mais uma vez, priorizou interesses pessoais, ou seja, reeleger o Marcelo, deixando sem opção um grande número de eleitores que acreditavam na sua candidatura.

  7. Manaó Says:

    Estes 86% mostram como anda a política deste Estado e que não difere do resto do País. Quem vai acreditar em políticos que mentem pro povo, que só pensam em si e no final o povo que se dane? Só uma perguntinha? Se o salário de político fosse que nem de um trabalhador que trabalha de sol a sol e ganha dois ou três salários, será que veríamos tanta gente quarendo ser político?É claro que não. Políticos querem enriquecer fácil, sem trabalhar.
    É por isto que o Brasil tá assim cheio de oportunistas.E vem uma Copa por aí, pro povo esquecer disto tudo, se esbaldar e sempre eleger os corruptos!

  8. Marcos antonio de sa Says:

    Boa noite Paulo tenho um traalho social esportivo o maior de manaus gostaria de ti apresentar visite meu blog e tenha mais informasao …mineirao.esportebog.com.br 81836871

  9. Marcos antonio de sa Says:

    mineirao.esporteblog.com.br

  10. Marcos antonio de sa Says:

    Paulo gostaria de fazer pare de sua equipe acurto e longo praso

  11. sergio Says:

    Postei em outro assunto a questão do povo “desmemoriado”, porém a pesquisa traz uma dúvida: 86% do candidato “não sabe dizer” seria do bom samaritano Amazonino, se candidato fosse?? ou os candidatos não estão prometendo empregos públicos e ótimos benefícios em troca de votos por medo do Ministério Público?? O povo com certeza está acordado mas ainda é imaturo e não clama por novos líderes, não vai a luta, esquece que seus filhos e netos serão vítimas de todo absurdo e violência que não é combatido, prefere dormir na rede e apreciar o peixe pescado em vez de lutar pelos seus direitos, por dias melhores, a prova disso é a inércia, a covardia, o desânimo, a falta de amor ao país, que permitem as barbaridades e repugnáveis assaltos ao erário público por parte dos seus malditos representantes. Vivemos num mar de valores imorais, onde tudo está sendo perdido e que fazemos? Poucos lutam e muitos assistem ao espetáculo da desordem, da falcatrua, da desmoralização…E fico assustado com as últimas notícias, que revelam um índice de reprovação dramático de jovens amazonenses, em seleções e concursos públicos…pelo amor de Deus que será de nosso futuro???

  12. luiz fernando costa Says:

    vamos nesta Estamos juntos !!!

  13. luiz fernando costa Says:

    vamos melhorar estes quadro politico e ai, vamos avaçar para melhor conduzir este grandioso estado

  14. Obadias Diogo da Silva Says:

    Caro amigo!! confesso que não o conheço, sou carioca e moro em Manaus a três anos. Procurei algo sobre o que você escreveu na internet porque me senti solitário nas minhas opiniões. Eu amo esta cidade, gosto demais do povo deste estado e sei que vou morrer aqui.
    Mas a minha opinião que é identica a sua, ofendeu algumas pessoas que entenderam que eu estava ofendendo as pessoas daqui e o estado pelo fato de não ter nascido aqui.
    Eu sou um estudante da politica deste estado, sou eleitor aqui e não consigo ente
    nder que o mesmo grupo que afundou este estado nos ultimos vinte anos querem se perpetuar. O Serafim era uma opção mas… em quem votar? Muito obrigado pela atenção!!

  15. Obadias Diogo da Silva Says:

    reescrevendo o meu email. obadias_diogo@hotmail.com

  16. ascomvence. associação dos comerciantes e vendedores de manaus Says:

    gostariamos de conversar com voce sobre o que tem para os pequenos e vendedores do centro de manaus. lazaroh fone 92584132.

  17. william (magico) Says:

    Ola Paulo

    to com uma ideia para a sua campanha, comercial mesmo. utilizando a magica.

    gostaria que entrasse em contato comigo pra te mostrar. agradeço

    william reiss

  18. ascomvence. associação dos comerciantes e vendedores de manaus Says:

    Ilmo sr.
    carlos alberto de carli
    gostariamos de conversar com vossa senhoria.
    sobre projetos de ajuda aos pequenos comerciantes e vendedores.

  19. ascomvence Says:

    Eh, manozinho urubu quando tá de azar o de baixo caga o cima. sai pra lá piema! A panemagem é pra lá de enorme. Agora que a gente tava se acostumando a ideia de trabalhar numa casa de lata, no porto de Manaus, se depara com uma situação bisonha que só briga de cachorro grande. Os poderosos estão definhando numa guerra ingloria onde só os interesses imediatos são considerados. É um fisiologismo de fazer inveja a Narciso ou até mesmo ao Fiher nos auges do Nazismo alemão. Eles se acham no direito de decidir nosso destino, nossa vida e até nossa morada. Salta de banda e assim mesmo cai no falo. Ou mato ou morro, não sei se a gente corre pro mato ou corre pro morro. Se correr o bicho pega se ficar o bicho come. pelo mesmo durante esse conflito teremos que esperar por aqui mesmo. É um desreipeito com o dinheiro público que está no bolso deles. Um manda construir com todas as superfaturações de praxe e o outro acha que ta ruim e manda derrubar, saudosa maloca, tudo isso a troco de idealismos inglorios. Mas, macaco velho não mete mão em cumbuca ja que eles não tem o que fazer ficam inventando trabalho. Alias, o destrabalho, porque a ordem é desmachar o serviço. E já que assim nossos irmãos trabalhadores tem que cobrar dobrado. fazer é facil desfazer é tedioso.

    Se o senhor Atrazonino quiser podemos ir pra antiga prefeitura, ou então que sabe, ele coloque o camelódromo numa enorme balsa. Isso facilitaria o cuprimento das mudanças de humor dos figuroes magistrados e do prefeito e até mesmo dos Edil-otas. E assim estariamos como bosta nágua a mercer dos ventos das paixonites, devaneios e chiliques dos cartolas. A nós, nos cabe apenas se conformar e pedir a Deus dias melhores, pois se depender dos raposas as coisas ficarão cada vez mais tenebrosas. Sinistra é a esquerda que antes era direita, agora é torta e se dedica cada vez em babar ovo dos direitistas. Vamos ter muita calma nessa hora afinal não adianta lutar contra a corrente. melhor deixar o barco correr, na esperança de melhores dias.

    lazaroh1brazil@hotmail.com

  20. ascomvence Says:

    Prefeito e Edil-otas querem fazer o povo de BESTA.
    VÁ PRO DIABO QUE O CARREGUE.

    Quem já está aperreado de tanto ser maltratado nas filas de banco, Hospitais repartições e congeneres tem que se fazer de idiota. Onde está a tal lei das filas? Esta limitaria o tempo maximo que um zé ruela poderia, ja de saco cheio esperar nas filas. é o tal da lei que ninguem cumpre. afinal só peão se mete nestas filas. e é maltratado, humilhado e serve de piléria para os fabricantes de leis. No bradesco, por exemplo, nos caóticos guiches de serviço, um individuo pode passar até 2 horas ou desitir jogando a senha ao chão para depois,”P” da vida voltar para casa. è tanta gente que desiste de esperar em pé. E pasmem! tem gente que junta as senhas jogadas ao léu por clientes desistentes para economizar tempo. Alem disso a desorganizãção impera nas filas. ter-se-á que esperar, que no dia de são nunca, algum vereador de calça culote e paletó almofadinha entre numa dessas filas e pelo menos uma vez, sinta na pele e no couro dos pés o desconforto de uma espera infinda.

    Outra lei absurda é a que ordena que as gestantes entrem pela frente. é bem sabido as dificuldas que um gravida tem em passar pela catraca. mas, tem um doidice a mais. Por esta lei malvada, a gestante tem qu entrar pela frente depois se espremer no restante do busão lotado, caminhando pra tras que nem caranguejo chegar, morta de cansada e amassada na catraca, para pagar a passagem, daí se emprensar até aonde não der mais, para que finalmente, ter para fazer a viagem a em pé.

    É de se pensar que o Edil-ota que inventou essa lei não tenha mãe. Pois se tivesse, teria mais consideração com as mulheres. e, ainda bem que nossas irmães, gravidas não obedecem esta lei de merda. Pois sempre entram pela frente e não pagam. É isso aí. louvado seja Deus que dá coragem ao povo e principalmente às mulheres. Pague não minha irmã Gravida. Voce tem que ser louvada, porque de voce vem a graça da vida. Voce repõe no mundo pessoas novas para ocupar o lugar das mumias politicas que vão morrendo. E jazem tarde, para fazerem seus projetos e leis do Carvalho que só servem para fazer o povo sofrer, lá no Inferno. mas o diabo detesta concorrencia e talvez nem queiram eles por lá. Afinal cachorro demarca seu território com urina.

    E o tal dos camelódromos. Coisa que não deu certo de jeito nenhum em nenhuma parte do brazil está sendo implantado em Manaus a toque de caixas, a ideia é entulhar os vendedores em galpões de chapas de aço, que, num calor escaldante disputam no tapa algum freques desavisado que resolva entrar nessas Latas de Sardinha. . Vá pra China, e falando nisso tudo vem de lá. Porque as ‘”EMPRESAS DE ARAK MAQUILADORAS’DO PIM” importam tudo e não fabricam nada. Ah! sim. fabricam as caixas onde as placas de peças são jogadas dentro. na verdade ganham de goleadas nas importações frudulentas e fabricação forjada do no concorrente o Mexico. . Foi-se o tempo em que as forças do Regime exigiam a defesa da criação de uma INDUSTRIA NACIONAL DE COMPONENTES. Alem de tudo tem o Dumpping. isto é a produção exagerada de quinquilharias para serem vendidas a troco de banana. sufocando as industrias verdadeira.

    lazaroh1brazil@hotmail.com

    Portanto, vamos lutar e não aceitar as condiçõs humilhantes que os governantes nos imprimem. Vamos dizer “NÃO”!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: