O “caos” no transporte coletivo de Manaus

Inicio na chamada deste artigo colocando aspas no caos propositalmente, sem querer ironizar, mas sim, de forma propositiva, expressar meu pensamento sobre a balbúrdia que o assunto se transformou na cidade.

Primeiramente, é bom relembrar que a chamada “crise no sistema” já é bem antiga. Quando ainda estava vereador em Manaus (2005/2008) por diversas vezes me pronunciei tanto na tribuna da Câmara Municipal, quanto nas inúmeras audiências públicas em que participei e até conduzi, repercutindo o sofrimento pelo qual vinham passando os usuários do transporte coletivo de Manaus.

Na época foi noticiado pela imprensa: a queima de um ônibus na Constantino Nery, promovida por grevistas que paralisaram o sistema por motivo de greve; as diversas denúncias sobre o sucateamento da frota; a invasão das kombis “piratas”; a polêmica do reajuste da tarifa de R$ 1,50 para R$ 1,80 e logo depois um novo reajuste para R$ 2,00, apesar da ação judicial empreendida pelo MPE e pelo então Vereador Praciano, que contestara a planilha de custos da tarifa.

Por fim, a administração passada resolveu fazer uma nova licitação para reestruturar o sistema de transporte, o que poderia ter sido uma louvável atitude, acabou resultando no que aí está! O Consórcio Transmanaus, um Frankstein composto exatamente pelos mesmos empresários que vinham há anos comandando nosso malfadado “sistema” de transporte coletivo.

Apenas para ilustrar os fatos da época, reproduzo “ipsis literis” uma discussão entre eu, vereador de oposição, e o então Presidente do IMTU, Marcelo Ramos, responsável por conduzir e realizar a licitação que concedeu o atual serviço (ou desserviço!) de transporte coletivo ao Consórcio Transmanaus.

Vereador Paulo De Carli (pergunta): Caro presidente, tenho informações, há um “zumzumzum” na cidade de que a licitação que Vossa excelência vem conduzindo beneficiará os mesmos empresários que atualmente operam o “sistema”, e que a licitação, portanto, já está definida no que diz respeito aos seus vencedores! O senhor pode nos confirmar se isto é verdade? Afinal, os vencedores da licitação serão os mesmos, ou teremos uma concorrência real, que possa atrair novas empresas?

Presidente do IMTU, Sr. Marcelo Ramos (responde): Acho que o Vereador Paulo De Carli vai acabar concorrendo com a Mãe Dinah (risos), ele agora quer se tornar adivinho, antecipando o resultado de uma Licitação Pública da Prefeitura. Claro que não, não tenho a menor idéia de quem vai vencer a licitação, não é certo que se possa antecipar o resultado desta licitação que é pública!

Adivinhem o que aconteceu? Não é nem preciso ser “Mãe Dinah”. A prática comprovou que o “zumzumzum” era verdadeiro. Este diálogo ocorreu no plenário da Câmara Municipal, menos de 10 dias antes da abertura “oficial” das propostas.

Uma última graciosidade neste contrato foi uma cláusula que inseriu um reajuste automático (gatilho) previsto para o mês de outubro de 2008 (após a data prevista para a eleição municipal) e que se tivesse sido cumprida pela Prefeitura elevaria a tarifa para R$ 2,40. Que presentão, hein?

Trago a tona estes fatos, ocorridos há não muito tempo atrás (um ano e meio aproximadamente), para que o leitor se situe no resultado final desta crise.

No processo eleitoral, o atual prefeito Amazonino Mendes assumiu publicamente o compromisso de solucionar a “crise no transporte coletivo”, que já havia se instalado em Manaus. Logo que tomou posse, convocou os empresários do Consórcio Transmanaus, que reclamavam um reajuste imediato sobre pena de paralisação total por inviabilidade econômica, com dificuldades até para honrar com a folha de pagamento dos rodoviários. Apoiavam-se na “dita cuja” cláusula de reajuste previsto em contrato e que o Prefeito antecessor, Serafim, não havia cumprido.

Após diversas reuniões, os empresários argumentaram que, caso a prefeitura resolvesse o problema das “fraudes na meia passagem do estudante”, diminuísse a frota dos microônibus que corroíam o sistema, bem como, combatesse de forma eficaz os “piratas/lotação”, o sistema se reequilibraria, permitindo uma tarifa mais justa ao usuário e que haveria conseqüentemente uma melhoria na qualidade dos serviços. Como todas estas medidas levariam tempo para serem implementadas e as empresas não suportariam mais, o Prefeito Amazonino Mendes autorizou o reajuste (vale lembrar que o Tribunal de Justiça havia se posicionado pela concessão do aumento).

Nos passos seguintes dessa novela, mesmo enfrentando um desgaste junto a opinião pública em geral, o Prefeito conseguiu cumprir com as metas de regularização nas “fraudes” da meia passagem, aumentou a fiscalização em cima dos “piratas/lotações” e reduziu drasticamente o número dos microônibus em circulação.

Publicamente, no final do ano passado, o Prefeito Amazonino antecipou que reduziria o valor da tarifa de ônibus, pois tinha a prefeitura cumprido com todas as sugestões propostas pelos empresários. Ou seja, a redução da tarifa foi anunciada com bastante antecedência. Por outro lado, a Transmanaus, que argumentava que estas medidas levariam a uma “tarifa mais justa e a melhoria da qualidade dos serviços”, não cumpriu um “milímetro” sequer do que disse.

A novela, em seu mais recente capítulo, desemboca em um estrondoso prejuízo para a sociedade (mais uma vez!). Os empresários resolveram sabotar covardemente o sistema de transporte, colocando em circulação diversos “cacarecos” que estavam encostados em manutenção nas garagens, provocando o “caos” no transporte e no trânsito da cidade. Querem eles que, apesar de todas as medidas saneadoras que a Prefeitura tomou, continue não só a mesma elevada tarifa, como – pasme, meu caro leitor! – querem mais um reajuste!

Digam o que quiser, mas desta vez o Prefeito não pode e não deve ceder. Lamento profundamente a oportunidade perdida, quando na gestão passada um processo licitatório com resultado anunciado e que antecipou quem venceria aquele certame, tenha contribuído decisivamente para os rumos que esta novela tomou.

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42 Respostas to “O “caos” no transporte coletivo de Manaus”

  1. egberto baptista Says:

    Muito bom e esclarecedor artigo. Alem de bem escrito, traz fatos históricos , bem documentados , como o caso da “mãe dinah” . Acho que a maioria das cidades brasileiras, passam pelo mesmo problema . O transporte urbano é crucial para os trabalhadores, nao vou nem aqui me ater ao preço, pois muitos desses trabalhadores já conquistaram o vale transporte, mas sim a falta de frenquencia dos veículos e o estado precário das frotas. Sou a favor, de nessas horas , liberarem até os onibus alternativos para suprir esse grave momento.

  2. Sindtran Says:

    É impressionante sua insistência em “limpar a barra” do Negão. Um fiel escudeiro não teme diante dos fatos e da insatisfação geral da população. Quanto a licitação do sistema de transporte, não é novidade dizer que havia algo de muito podre rolando nos bastidores. Basta ver que a maioria das empresas de transporte continuaram no sistema. Agora, se houve direcionamente da gestão municipal à época ou se a armação vinha de um acordo entre as empresas, portanto, plantada em escritórios escusos de grandes capitais do país – onde estas empresas planejam suas tramoias, isto eu não sei afirmar. Nem vc, caro, De Carli.
    Mas, vc faz o que um jornalista chapa branca e puxa-saco costuma fazer: destaca o que lhe convem e deixa de lado o que não interessa.
    Para mim, tanto Serafim quanto Amazonino têm sim culpa no cartório. Se bem que vc prefere ignorar as decisões cretinas do atual prefeito ( e não são poucas, hein!), e assim cumpre seu papel de fiel escudeiro para todas as necessidades.

  3. isso todo mundo sabe Says:

    Meu amigo Di Carli isso toda cidade de Manaus sabe, o esquema foi montado praticamente nas barbas das autoridades, e ninguem fez nada, agora o Sr. Marcelos Ramos fala como se não tivesse sido ele que realizou todo processo e acompanhou de perto toda aquela marmelada, é so pegar os jornais da época e todos voces saberam da verdade, eu si fosse ele tava preocupado com CPI que vai iniciar na CMM. Será que os vereadores terão coragem de investiga-ló?

  4. Victor Says:

    Mt bom sr. D`Carli. Alguem tem que esclarecer os fatos

  5. Alex Mamed Says:

    Caro Vereador,

    Muito embora vossa colocação se apresente verossimel, e não há motivos para infirmar o contrário, as instituições agora poderiam agir, diante de tal grave deuncia.

    Por outro lado, não se pode esquecer que as ações da atual Administração, em nada representaram melhorias efetivas ao sistema, permanecendo o descalabro com o sistema de transporte público, causando sérios e graves prejuízos à população trabalhadora em geral, que depende do sistema.

    Já se passaram mais de 14 meses e a cada dia vemos que o transporte público se deteriora, e não é mais possível atribuir tão somente à “herança maldita” da gestão passada.

    As ações de Amazonino deverão efetivamente se traduzir em melhorias e não apenas ficar em falácias e retóricas que não se sustentam às confrontações do dia a dia que constatamos no transito de Manaus.

  6. Daniel Says:

    Bom Dia Sr Di Carli,

    Apenas para lembra-lo que esse caos já veio de muito antes da administração passada, e que o mesmo mandatário de hoje não resolveu antes e, inclusive foi o principal culpado, pois lembro-o de que se contarmos os anos de Prefeitura e Governo ele tem mais de 20 anos de mandato.

    Não podemos jogar toda a bagunça para cima da ultima administração. Aliais devemos pelo menos lembrar que o mesmo deixou os viadutos e outras obras pré costruidas e com dinheiro em caixa. E não ficou dizendo por ae que fez tudo em 11 meses.

    abs.

  7. Henrique Barreto Says:

    Senhores,
    durante quatro anos cursei a Universidade Federal do Amazonas, no primeiro ano usei todos os dias o sistema de transportes públicos. Ao longo do curso percebi que, mesmo com ônibus velhos, quentes, barulhentos, alguns com as janelas inferiores lacradas sem poderem ser abertas, os estudantes sentavam-se ou mesmo amontoados de pé, somente reclamavam, lamentavam e suspiravam, mas ação nenhuma tomavam.
    Os estudantes, a classe que pode ser considerada a mais reacionária de todas nada fazia. Pergunto eu: Agiram corretamente? Cadê os movimentos de protesto, as reivindicações em passeatas que param uma cidade?
    Nada…e reclamam do governo? Independente de quem seja a culpa pelo caos ou quem seja o responsável pelas verdades inconvenientes de nossa cidade que prejudicam o povo, este não faz coisa alguma.
    Os ricos pisam nos pobres, pois estes não se unem como uma verdadeira classe-em-si e não têm consciência que são os ricos que precisam de sua mão-de-obra…
    Resumindo: o povo tem parcela de culpa grande nesse caos porque não reivindica seus direitos. E quando falo em reivindicação, falo em radicalismo, pois só assim conseguimos resultados num sistema lento e corrupto.
    O trabalhador manauense deveria sair às ruas e paralisar mais ainda seu caótico trânsito em nome de um sistema de transportes públicos decente. “Ah, vai haver repressão!” Pois que haja, lembrando aquele que diz que o ruim não é o mal. Ruim mesmo são os bons que se calam frente ao mal.
    Não é o povo que deve temer seu governo. É o governo que deveria temer seu povo e dar-lhe justamente a cidadania diária nos ônibus.
    Mas isso acontece? Normalmente não, pois o sistema capitalista acovarda seus humildes pela ilusão consumista da mísera matéria salarial.

  8. Emmanuel Says:

    Todo munda dá palpite, defende esse ou aquele lado desse caos, mas solução que é bom não chega. O povo é que se lasca! É uma pena que o nosso povo seja tão acomodado e pacífico. Além de ser a vitima dessa pouca vergonha, ainda paga a conta. Quanta falta fez ou faz uma verdadeira revolução nesse pais!

  9. Sérgio Cavalcante Says:

    “Por fim, a administração passada resolveu fazer uma nova licitação para reestruturar o sistema de transporte”

    1 – Sinal que já estava ruim antes da adm. passada.

    2 – E que a adm. passada tentou resolver o problema, apesar de não conseguir, porque não tirou os que entraram nos anos anteriores, que entraram no esquema com o atual Prefeito.

    3 – O que se conclui que o problema começou com o próprio prefeito atual, seja em que cadeira ele sentava, como o caso da água.

    4 – E faz um ano que só piorou muito.

    Valeu, de’Carli pelos ótimos agradecimentos. Achei que você ia defender o Prefeito.

    Sérgio Cavalcante

  10. Antonio Geraldo Says:

    Caro Sérgio Cavalcante, realmente não entendi o que você quis dizer. Afinal, pelo que eu saiba, o prefeito antes do Serafim era o Alfredo, o Carijó (alguns meses) e não o Amazonino como você quis dizer, portanto, se alguem tem culpa é o Alfredo, pois quando gastou milhões com o Expresso e não resolveu nada. Você tenta tirar a culpa do Serafim, mas foi ele que teve a ultima oportunidade de corrigir e não fez…ou vai me dizer que a licitação não existiu?…ou vai dizer que as empresas que ganharam não são as mesmas? E por falar nisso, quem conduziu o processo de licitação foi o Ver.Marcelo Ramos a mando do ex-prefeito, será que tem alguma possibilidade de ter sido direcionada? E se foi, quem será que foi beneficiado?
    Onde tem fumaça tem fogo!!!

    • Sérgio Cavalcante Says:

      Caro Antônio Geraldo,
      Meu comentário foi simplesmente no sentido de ironizar a óbvia parcial defesa do de’Carli ao atual prefeito. E acabou por piorar a situação do mesmo.

      1 – Amazonino foi prefeito somente de 83-86.
      2 – Foi governador de 87-90.
      3 – Foi prefeito novamente entre 93-94. Deixou as crias Alfredo e Braga.
      4 – Foi governador mais uma vez entre 95-2003.

      Realmente ele estava de mãos atadas.

      Quem fez parte do início do problema não pode culpar Serafim ou Alfredo por não conseguir resolver. E quem está atribuindo culpa a outrem já está aí, um ano depois, bem além dos 90 dias que ele bradou que iria por fim nesse problema, só piorou a situação.

      Sérgio Cavalcante

      • Antonio Geraldo Says:

        Caro Sérgio,

        Apartir do momento que você incluí os mandatos de Governador do Sr. Amazonino Mendes, como responsavel pelo problema de tranporte da cidade de Manaus, me faz muto lembrar o discurso de campanha do Serafim (por acaso você não é ele, né?).
        Caso a responsabilidade seja do Governador, então achamos o culpado!!! O Eduardo Braga. Isso mesmo, ele já esta há quase 8 anos e não resolveu nada.
        Agora querer tirar a responsabilidade do Serafim que como prefeito da cidade não resolveu nada em 4 anos é injustificavel. Vou repetir de novo: Foram 4 anos…
        Lendo seu comentario não entendi o porque não respondeu as perguntas…eu sei, não precisa. Assim você e eu, todos nós já sabemos as respostas.

        Antonio Geraldo

    • Roberto Santos Says:

      Quem comandou a licitação do transporte coletivo foi a PGM – Procuradoria Geral do Município, desde o edital da licitação até o contrato; tudo foi feito por lá. O Presidente da Comissão de Licitação foi o Procurador Franscisco Augusto Martins, o mesmo que assessorou o Amazonino no pagamento ao Siqueira.

  11. Francisco Pedrosa (EM OFF) Says:

    SOU SUSPEITO PARA ELOGIAR ESSE ARTIGO,GOSTO DA FAMILIA DE’ CARLI, NAS ELEIÇÕES DE 15-11-86,TRABALHEI JUNTO COM UMA MULHER GUERREIRA DONA GRAÇA DE’ CARLI, SOB SEU COMANDO CONSEGUIMOS VIRAR UMA ELEIÇÃO QUASE PERDIDA,COLOCANDO 220.865 VOTOS NA CABEÇA DO MARIO FROTA(199.084 VOTOS).
    PAULO,SOU TÉCNICO EM TRANSPORTES COLETIVOS A MAIS DE 25 ANOS,TENHO COMO CONTRIBUIR COM A ADMINISTRAÇÃO DO AMAZONINO E DO SIQUEIRA,ESTOU A 2 ANOS DESEMPREGADO,TEM COMO VOCÊ MIM AJUDAR?. JÁ TRABALHEI TAMBÉM PRO JONY E UMA VEZ PRA VOCÊ. AGUARDO e-mail.

  12. Ari Moreira Says:

    Prezado Amigo Paulo D´Carli, O assunto em debate, torna-se pertinente pelos fatos que se seguem.

    1º o referido sistema foi mal administrado ao longo dos tempos. Nesse quesito não há negativa, pois se fosse bem administrado não estaria este caos, não há justificativa alguma que me convença que tais empresários tenham prejuízos, pois temos uma das maiores tarifas do transporte publico brasileiro. A cidade de Manaus possui o 4º maio PIB do Brasil e assim sucessivamente (…).
    2º o prefeito está de parabéns em apertar o cito dos maus prestadores de serviços do serviços de transportes.
    Parabéns aos gestores atual do IMTT e a vc Paulo por abordar um assunto tão relevante para nossa Cidade.

  13. osmilson lima Says:

    Me desculpe,nobre ex-vereador,mas você quer defender o indenfensável.O nobre negão está com o prazo de validade vencido.Suas idéias são ultrapassadas e seus coloboradores também(leia-se siqueirinha,Manoel Ribeiro,etc.).Eu sou a favor da cpi do transporte coletivo,mas essa matéria só vem a tona em época de eleição,devido o expresso respingar no Alfredo.Devemos ter coerencia ou seja,investigar no momento certo, já está atrasado este assunto.Nobre vereadores,não trabalhem por pressão e sim por convicção,a cpi do expresso era para ser aberta a dez anos atrás, e não no tempo de eleição.Vereador esperto é aquele com voz ativa.Vereador otário é aquele que obedece o chefe sem saber se é bom ou ruim a matéria votada.

  14. anonimo Says:

    baba ovo do amazonino

  15. Sérgio Cavalcante Says:

    Caro Antônio Geraldo,

    Em nenhum problema excluí a responsabilidade do Serafim(que não sou eu, respondendo à sua pergunta). Afirmei inclusive que ele e Alfredo tentaram resolver o problema e não conseguiram.

    Minha contestação simplesmente se dirige ao fato de que o Atual Prefeito(por acaso você não é ele, né?), fez o que vem fazendo. Colocando a culpa dos problemas que tem na gestão atual na administração passada. Essa é a discrepância, esse é o ridículo.

    Se você acha o Serafim ruim por ter ficado marcando passo, que será que você acha do Amazonino que engatou uma marcha ré, e as poucas coisas que fez já estavam encomendadas…

    Atenciosamente,
    Sérgio Cavalcante

  16. Prof. Canindé Marinho Says:

    Paulo demora a atualizar o seu blog… mas sempre nos trás noticias e comentários inteligentes e oportunos. Que bom que temos este espaço democrático para expormos o que pensamos; infelizmente pouco produtivo para a sociedade, mas acredito que podemos contribuir com idéias e soluções para o desenvolvimento desta cidade promissora que escolhemos para viver. lanço o desafio … Que tal escrevemos a SOLUÇÃO para melhoria do caótico sistema de transporte coletivo de Manaus? Enquanto Presidente da ARNAM – Associação Recreativa dos Nordestinos no Amazonas darei em breve a nossa contribuição. Saudações Nordestinas.

  17. José Rogério Lira Barros Says:

    Desculpe o atraso pessoal…mas o transporte está um “caos”…Preferia nos tempos do bonde do negão, digo, bonde…Mas nos anos 80 pude saborear os “manecos”…voltou? Não só o Maneca, puxa que pena…Agora o estresso, quero dizer, o expresso que fiasco…Acho que vou é de monotrilho…

  18. Jorge Luiz Says:

    A culpa é de todos que passaram e dos que estão na prefeitura,pois foram eleitos para reslver os problemas e não para ficar se degladiando,como os gladiadores em Roma.
    Quem está no poder hoje é o senhor Amazonino Mendes,e é ele que tem que resolver esta dor de cabeça que nós usuários vivemos todos os dias.
    Afinal todos os que sentaram na cadeira da prefeitura,são responsáveis,NEGÃO,PÁRA DE OLHAR PELO RETROVISOR,DIMINUI PASSAGEM É POLITICAGEM,TOME UM DECISÃO QUE PRODUZA EFEITOS DILIGENTE.
    CHEGA DE BLÁ,BLÁ,BLÁ

  19. EZEQUIEL FILHO Says:

    Paulo, o marcelo teve foi sorte de não ter tido a oposição metralhando sua gestão a frente do IMTT, agora o ovo podre explodiu bem nas mãos do amazonino que não teve nada haver essa torre de babel que é o transporte coletivo.

  20. Sérgio Cavalcante Says:

    “o ovo podre explodiu bem nas mãos do amazonino que não teve nada haver essa torre de babel que é o transporte coletivo”

    ehhehehehhehhehe

  21. tapaua Says:

    De’ Carli, leia o Tapaua News, e compartilhe notícias do seu blog conosco.
    prof. Diomédio

  22. Abelardo Maués Says:

    Boa noite Paulo De’ Carli. Eu chamaria de “desordem” do transpote coletivo e do trânsito de Manaus. Além da ausência de sinalisadores horizontais e verticais, motoristas mal educados e despreparados para dirigir um carro, temos ainda os gananciosos empresários que não respeitam as leis econômicas do sistema ganha-ganha e enveredam pelo maldoso sistema ganha-perde e, nesse caso sempre o perdedor é o passageiro. Eu pergunto o seguinte: porquê isso acontece debaixo das barbas das autoridades? (tem mesmo isso em Manaus?) e nada acontece com os donos dos ônibus sujos, velhos, mal guiados por passadores de marchas somente? Acredito que um dos males que afligem as autoridades da nossa cidade é que não há humildade para as tomadas de decisão! ou é falta de interesse para poderem se locupletarem abarrotando os bolsos de grana ganhas com ilegalidade e imoralidade, através do sofrimento da desgraça alheia?. Vocês que se dizem ricos com o suor do próximo não tem vergonha de seus filhos? netos? esposa e, até do seu animal de estimação? Que Deus possa trazer para os gestores de nossa terra mais amor, compreensão e discernimento para decidir pelo melhor para nosso estado e para nossa cidade de Manaus. Governador Eduardo e Prefeito Amazonino, vocês querem melhorar a nossa qualidade de vida? sigam os exemplos da cidade de Curitiba e outras cidades organizadas do nosso Brasil. Não dói e faz bem. É só questão de atitude!

  23. Abelardo Maués Says:

    Correção. Desculpem a nossa falha gramatical. O motivo foi a pressa.

    Boa noite Paulo De’ Carli. Eu chamaria de “desordem” do transpote coletivo e do trânsito de Manaus. Além da ausência de sinalizadores horizontais e verticais, motoristas mal educados e despreparados para dirigir um carro, temos ainda os gananciosos empresários que não respeitam as leis econômicas do sistema ganha-ganha e enveredam pelo maldoso sistema ganha-perde e, nesse caso sempre o perdedor é o passageiro. Eu pergunto o seguinte: porquê isso acontece debaixo das barbas das autoridades? (tem mesmo isso em Manaus?) e nada acontece com os donos dos ônibus sujos, velhos, mal guiados por passadores de marchas somente? Acredito que um dos males que afligem as autoridades da nossa cidade é que não há humildade para as tomadas de decisão! ou é falta de interesse para poderem se locupletarem abarrotando os bolsos de grana ganhas com ilegalidade e imoralidade, através do sofrimento da desgraça alheia?. Aqueles que hoje são rico e que conquistaram essa riqueza com o suor do próximo não tem vergonha de seus filhos? netos? esposa e, até do seu animal de estimação? Que Deus possa trazer para os gestores de nossa terra mais amor, compreensão e discernimento para decidir pelo melhor para nosso estado e para nossa cidade de Manaus. Governador Eduardo e Prefeito Amazonino, vocês querem melhorar a nossa qualidade de vida? então sigam os exemplos da cidade de Curitiba e outras cidades organizadas do nosso Brasil. Não dói e faz bem ao povo. É só questão de atitude!

  24. Roberto Santos Says:

    Acho que o paulo De Carli tem algum problema mal resolvido com o Marcelo Ramos. Mas Paulo, me responda uma pergunta: Porquê até agora, já passado um ano de mandato; o Amazonino não fez uma nova licitação para melhorar o sistema de transporte coletivo de Manaus ? e outra; Já tem um boato circulando que o Marcos Cavalcante juntamente com um presidente de cooperativa de transporte aqui de Manaus e um tal de China, de SP; estão se juntando para montar uma empresa para operar no sistema. Vcs tem que parar com esse papo de tudo é culpa do Serafim; ele já foi julgado pelo povo de Manaus; perdeu a eleição.

  25. Rodrigo de manaus Says:

    3 digas básicas para resolver o problema do transporte publico de manaus.
    1- Não vote em que já foi governador ou prefeito. se este candidato teve a chance de estar 4 anos no poder, e não resolveu, você acha que ele vai resolver nos outros 4 anos?
    2- Escolhe um que olhe diretamante no problema do transporte. tem um monte de candidatos que falam de tudo, menos em resolver o problema do transporte . se o seu futuro candidato não tocar nesse assunto. então ele tá Fora.
    3- Analise, fiscalize e esteja sempre de olho no seu candidado, pos ele pode enganá-lo na proxima eleição (exemplo: Alfredo nas eleições de 2010, vai querer esconder sobre o seu projeto EXPRESO valido).Não escolha aqueles que fazem muitas promessas. Lembre-se eles estão lá por nossa causa.

    Esses são as minhas dicas, faça a sua também!!!

  26. Davi Morães Says:

    QUEM É CONTRA A PEC 300 (PISO NACIONAL DOS POLICIAIS DO BRASIL), NÃO MERECE SER ELEITO!

    ELEIÇÕES 2010!!!

  27. Luís Juscelino Augusto Leite Says:

    Gostaria de saber quem assumiu a VIAÇÃO PARINTINS TRANSPORTES E TURISMO LTDA, pois ora dizem que tal empresa foi absolvida pelo Consórcio TRANSMANAUS, outros pela CITY TRANSPORTES e outros dizem que foi pela VIAÇÃO PONTA NEGRA.

    Grato

  28. MEIRE NUNES Says:

    MEU AMIGO GOSTARIA DE SABE O ENDEREÇO DO SEU SITE QUE VIR NO COMERCIAL DA TV SO QUE NAO A NOTEI POIS NO MOMENTO NAO PRECISAVA SO AGORA ESTOU PRECISANDO E COMECIAL SAIU DA MIDIA ERA VOCE QUE FALAVA NO COMERCIAL O COMERCIAL FALAVA SOBRE O DISCASO QUE NOS PASSAMOS E NAO SABEMOS COMO DENUCIA E NEM PARA QUEM.PORFAVOR ME AJUDE DESDE DE JATE AGRADEÇO

  29. jackson silva Says:

    Nossa que bom vc nos enformar, sera que da qui a quatro anos verei essa mesma nota, ou uma outra novidade, por que des de que xeguei em manaus o testo é o mesmo so muda o altor,…..e isso todo mundo sabe, ou eu to mentindo…

  30. um usuário do transporte Says:

    Realmete você esta certo, eu vou lhe dizer agora a verdade que esta coberta e que traz a verdadeira imagem do brasil, especificamente, os amazonenses. (Leia o próximo)

  31. um usuário do transporte Says:

    Realmete você está certo, eu vou lhe dizer agora a verdade que esta coberta e que traz a verdadeira imagem do brasil, especificamente, os amazonenses. (Leia o próximo)

  32. um usuário do transporte Says:

    O brasil, deste o seu descobrimento, foi sempre explorado e colonizado. levaram várias riquezas de grande valor. Se eu não me engano, até mesmo Os indios trocavam o pau-brasil por objetos inuteis e sem valor. O que tem haver com o transporte de manaus, eu de digo TUDO tem haver. O povo brasileiro ainda é acostumado a dar o seu voto para qualquer candidato a qualquer beneficio material. E são os mesmos que administram há anos. e os mesmos problemas foram fundados através das suas próprias administrações e continuada por outros que são do mesmo esquema. não pense que eles estão preocupado por resolver a situação da nossa cidade, eles querem mesmo é ficar no poder, e depois fingindo que está resolvendo, como o Expresso, a transmanaus, A nova licitação, O monotrilho que nem eu sei quando vai começar e 2010 já está acabando e não vai dar tempo de cumprir o colograma

  33. Continuação do usuário Says:

    da copa de 2014. E então você se pergunda quem está por trás de tudo isso. e eu de digo, os mesmos candidatos que estão se aposentando na politica de tanto tempo que já não querem fazer nada para finalizar essa novela VALE A PENA TER DE NOVO. que no próximo ano, vai estar de cara nova como se tudo ainda tem que continuar pra melhorar, mas na realidade não estão nem aí para o povo. Eu estarei escrevendo ainda, mas quem tiver lendo esses comentários, escreva também para ampliarmos nosso conhecimento desta pouca vergonha chamado de transporte de manaus.

  34. um usuário de transporte Says:

    Se alguém, os usuários do T3 e T4, já viu aqueles ônibus biarticulado, (aqueles tipo o metrô de ônibus) esses tipos de ônibus faz parte de um sistema chamado BRT , muitas das vezes no T1, o ônibus não demora mais de 20 minutos e as vezes o embarque é na hora, O que demora é no terminal T3 onde o trajeto termina com a integração para o bairro. quem já sabe disso, sabe que o monotrilho poderia sim ser substituído por um sistema igual a do BRT só de ônibus tipo metrô.

  35. Usuário do extresso Says:

    “transporte de manaus é um ponto de interrogação sem explicação, é um caos sem fim, é um pedido sem resposta”. bem melhor que “Você merece uma cidade melhor” COMO SERÁ EM 2012 amazonino?

  36. Rodrigo Says:

    A solução do nosso transporte coletivo: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1183821
    Agora meus amiguinhos, devemos votar em 2012 num politico mais responsável para que possa continuar o trabalho.

  37. Bergue Says:

    Esse Caso e De Fato Por Causa de Raciosinio pois Esse Prefeito nao esta sabendo envestir nosso dinheiro a maioria dos nossos onibus são velhos e nossa tarifa e uma das mas altas de alguns estados por mas que seja esse valor ou mas, mas seus Onibus tem mas qualidade Querem volocar as Melhores frotas de onibus onde a maioria das pessoas tem carro sendo que algumas zonas de Manaus precisam de mas Como Zona Leste NoT5 Você espera 1 hora Esperando Onibus Sendo Que Voce ainda Tem Qu Sair do Seu Bairro E Espera mas 1 hora O Usuario tem Que Pelo Menos Sair 2 hs antes ate chega ao seu trajeto ..
    Isso Acontecer pois tem gente que so seu Beneficio pois nao Precisa Andarde Onibus Que Sofre e o POVO Se Povo Se Acorda-se e Se Tivessimos alguem que Nos Ajudasse a Entrar Na Justiça Pela Nossa Causa Ganhariamos Pois Por Lei Temos Direito A Transporte de Exelencia

  38. JESSÉ DE CARVALHO Says:

    POSSO FALAR COM PROPRIEDADE DESSE SISTEMA,BEM O QUE NÓS ESTAMOS VENDO, TODOS OS MANDATOS DOS NOSSOS PREFEITOS OU MELHOR DE TODOS OS POLITICOS DO AMAZONAS, ENTRAM E SAEM, E NADA RESOLVEM,E VOLTAM A ENTRAR NAS PROXIMAS ELEIÇÕES, TA PASSANDO DA HORA DE CRIAR VERGONHA NA CARA , E AO EM VEZ DE FICAREM SE ALFINETANDO SAIREM DOS SEUS GABITES E COMEÇAREM A TRABALHAR, O POVO TEM QUE TIRAR DO PODER OS POLITICOS QUE NÃO FAZEM NADA ,SÓ VIVEM FAZENDO CAMPANHA NA TELEVISÃO. A MUITO TEMPO A ZONA LESTE SOFRE QUE NEM SUVACO DE ALEJASDO E PARECE QUE NIGUEM VER,SABE POR QUE, PORQUE ? POR QUE OS POLITICOS QUE NOS COLOCAMOS,ESTÃO PREOCUPADOS COM O SALARIO DE POLITICO QUE E UMA FURTUNA. FAZER POLITIXCA NA FRNTWE SDA TELEVISÃO E MUITO FACIO, DERRUBA UM AQUI OUTRO ALI E ASSIM VAI VENCENDO. PELO AMOR DE DEUS COLOQUEM BASTENTE ONIBUS NA ZONA LESTE,MAS TIREM ESTAS LOTAÇÔES AMARELAS, E COLOQUEM ONIBUS NORMAL. ESSE SISTEMA SÓ ATRAPALHA E CAUSA ACITENTES, SABE PORQUE? POR QUE ESSE SISTEMA É DESORGANIZADO,OS MOTORISTAS NÃO TRABALHÃO DE CARTEIRA ASSINADA SÃO CLANDESTINOS E MUITAS VEZES NEM HABILITADOS COM CARTEIRA D SÃO E OUTROS DIRIGEM SEM HABILITAÇÃO. O QUE É PIOR OS MICRO ONIBUS TREFEGAM COM PNEUS LISOS,COLOCANDO EM RISCO A VIDA DOS PASSAGEIROS, E TEM OS QUE SÓ TRANSPORTÃO SE O PASSAGEIRO PAGAR A PASSAGEM EM DSINHHEIRO,MUITAS VEZES O COBRADOR METE A CARA PARA FORA, AO SE APROXIMAR DA PARASDA GRITA,NÃO ACEIAMOS TEMPORAL. QUE VERGONHA EM? E MAIS , O SOM É NA QUELAS ALTURAS AQUELES BREBAS SDEW PE INCHADO, PELO AMOR DE DEUS,E MOTORISTA NO CELULAR,E MOTORISTA FUMANDO DURANTE A VIAGEM. AMIGO, NÃO TEM EMPRESA DE ONIBUS QUE AGUENTE SEM PRODOÇÃO,E PORQUE NÃO TEM PRODUÇÃO? NÓS ESTAMOS FALANDO DA ZONA LESTE AMIGO, A LOTAÇÃO AMARELA LEVA SETENTA POR CENTO DA PRODUÇÃO,FICANDO ASSIM SÓ TRINTA POR CENTO PARA AS EMPRESAS DE ONOBUS COLETIVOS,E AI, COMO PAGAR MECANICO,MOTORISTA PROFISSIONAIS, COBRADOR, LAVADOR, PINTOR,LANTERNEIRO,ADMINISTRADOR DE LINHA,TESOREIROS,CONFERENTES,ALMOXARIFES,ZELADOR TELEFONISTA,FISCAIS,INSTRUTORES,PERITOS DE TRANSITOS,DESPACHANTES,SEGURANÇAS,BORRACHEIROS,GERENTES,ENCARREGADOS,CONTADIRES,MANOBRISTAS,FRENTISTAS,ELETRICISTAS,MOLEIROS,ESTOQUISTAS,E ETCETRAS E ETCETRAS.TODOS ESSES PROFISSIONAIS TEM DIREITOS TRABALHISTA ASSEGURADOS,E ASSISTENCIA MEDICA, E AS LOTAÇÃOAS AMARELAS ? EU TI DIGO, É MUITO DIFICIO VER O DONO DA CONSEÇÃO TRABALHANDO,GERALMENTE TEM MUITO DONOS DE CONSEÇÃO QUE TEM DEZ CARROS , E VIVEM SÓ NUMA BOA,GANHANDO SEM TRABALHAR.ISSO E UM ABSURDO.NA ALVORADA SÓ ONIBUS NOVOS, NA COMPESA SÓ ONIBUS NOVOS,NA CIDADE NOVA SO ONIBUS NOVOS,E UOTRO,E OUTROS BAIRROS COM ONIBUS NOVOS, MAS NA ZONA LESTE SÓ CACARECO VELHO,SENHORES POLITICOS,O MAIOR NUMERO DE ELEITORES SE CONCENTRA NA ZONA LESTE DA CIDADE. OS APRESENTADORES DE TELEVISÃO, NÃO VÃO FICAR DESEMPRECADOS, ELES TEM OS SEUS EMPREGOS DE APRESENTATORES…

  39. JUPIRA LUCAS ZUCCHETTI Says:

    O TRANSPORTE COLETIVO

    Sempre que aparece algum gestor público dando entrevista em algum meio de comunicação há o incentivo para que a população deixe o carro em casa, e utilize o transporte coletivo. Já perceberam isso ??!!

    E será que realmente vale a pena??

    Porque os problemas são muitos, sendo que o principal deles são os atrasos, que ocasionam a superlotação neles. Ou será que esses “atrasos” são propositais??!! Para que assim se leve todo mundo de uma vez só??!!

    Justamente para que se promova uma espécie de “encontro” entre as pessoas que frequentam aquele transporte sempre nos mesmos horários??!! Já pensaram nessa possibilidade também??!!

    Mesmo porque, quando se chegar atrasado no trabalho por “conta” do atraso no ônibus. Não fiquem nervosos, e nem joguem a culpa no atraso do “bendito” ônibus. Digam apenas ao chefe que deve ser uma “nova politica governamental”, para que assim se promova uma “integração” maior entre as pessoas. Detalhe: quando disser isso a ele, diga pausadamente sem se atropelar nas palavras, e não esqueça também de olhar bem fundo nos olhos dele. Dessa forma também , ele jamais vai ter coragem de dizer a você que deveria então sair mais cedo de casa. Justamente prevendo que isso poderia acontecer.

    E tem também um outro detalhe que sempre ocorre com os usuários de transporte coletivo. Ou seja, a “quebra” deles no meio do caminho, pela falta de manutenção, muitas vezes. Fazendo com que o usuário fique esperando a chegada de outro veiculo para que se efetue a troca.

    Mas enfim, essa “quebra” de veiculos coletivos não é por falta de manutenção, como muitos também insistem em falar. Inclusive como foi até mencionado anteriormente. Essa “quebra” também faz parte de uma maior “integração” entre as pessoas. Assim enquanto esperam do lado de fora do veiculo enquanto o outro não chega, tem a chance de conversarem, e de se conhecerem melhor. E aqueles que não são casados tem a oportunidade de conhecerem a “alma gêmea”.

    E tem um outro detalhe também muito importante, e voltado para a economia da cidade. Enquanto esperam, também podem observar tranquilamente e minuciosamente as “paisagens” da cidade. E conhecendo melhor essas “paisagens”, comentam com outras pessoas, inclusive de outras regiões, como parentes e amigos, por exemplo. E assim trazem mais “turistas” para a cidade. E em muitos casos, podem até trazer novos moradores também , fazendo com que assim se fomente mais a economia local. E sem falar também, que com essa espécie de “propaganda gratuita” feita pelos próprios moradores ocasionada pela “quebra” do transporte coletivo faz com que as secretarias de turismo economizem verbas na divulgação das cidades. Isso gera economia para o governo, e sobra para que se invista em outras áreas carentes. Não é interessante isso??!!

    Viram como tudo tem uma questão lógica. Por esse motivo inclusive que somos o “primeiro país” do mundo em termos de potencial humano. Entenderam agora??!!

    Aliás, pelo fato do governo “incentivar” tanto assim a “integração humana”, deveriamos “reinvindicar” junto a ONU (Organização das Nações Unidas) um “prêmio”. Ou seja, o “prêmio” de nação que mais incentiva a integração entre os povos.

    Portanto, não se stressem se o ônibus atrasou, ou quebrou no meio do caminho, isso são “meros detalhes”. Mas trate de “juntar” dinheiro para comprar um carro. Não porque seja necessário, mas para gastar o asfalto nas grandes cidades, e assim emborrachar mais também.Isso ajuda na “manutenção” do asfalto, e também na reciclagem dos pneus.

    Jupira Lucas Zucchetti
    (Contabilista em Campinas-SP

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