Parque Lagoa do Japiim: uma justa homenagem aos Nordestinos

O Parque Lagoa do Japiim é um antigo anseio dos moradores daquele bairro, iniciado na gestão passada em louvável iniciativa, foi inaugurado no final da administração do ex-prefeito Serafim Corrêa sem estar concluído.

Um dos grandes problemas da obra refere-se à questão do tratamento das águas que desembocam no lago, formado por 70% de águas sujas pela própria degradação do manancial hídrico da área, e 30% de águas de esgotos e da drenagem das águas pluviais das ruas, o que pode tornar o local “insalubre” para os eventuais freqüentadores do local, especialmente quando ocorrem as chuvas. A solução, já prevista e ainda não realizada, será a implantação de uma estação de tratamento, bem como um novo sistema de coleta de esgoto nas moradias, comércio e fábricas do entorno do lago.

A atual administração da Prefeitura interditou, de modo responsável, o uso do parque para que fossem concluídas as obras inacabadas e para tornar o local minimamente “habitável”, e reabriu para uso público, apesar de ainda faltar executar os investimentos de saneamento que tornarão, aí sim, esta obra concluída.

Por outro lado, tive acesso a um projeto de ocupação do parque feito pela ARNAM – Associação Recreativa dos Nordestinos no Amazonas, uma ONG sem fins lucrativos que tem por missão promover a integração entre nordestinos e amazonenses, preservando a cultura e as raízes da população nordestina no Amazonas. Na proposta, a ARNAM sugere ocupar o espaço do parque para implantar espaços representativos de cada estado que compõe a região nordeste, com comidas típicas, artesanato, arte e cultura, divulgando e oferecendo aos freqüentadores lazer, esporte e outras atividades. Mantendo a gratuidade no acesso público ao parque, ficaria a entidade responsável pela manutenção, conservação e administração em uma verdadeira PPP (Parceria Pública Privada). A entidade já conta com apoio de diversas empresas de médio e grande porte que subsidiariam estes objetivos.

Sobre o ponto de vista da legitimidade, nada mais justo que nós, amazonenses, cultuemos nossos antepassados, grande parte migrados, desde os primeiros momentos da colonização econômica e social da nossa história, do nordeste brasileiro. Eu mesmo sou neto de pernambucanos, minha esposa vem de uma família que tem origem no Rio Grande do Norte, assim como centenas de milhares de amazonenses.

Esta idéia abre espaço para que todas as culturas de imigrantes de outros estados do Brasil e que fazem a nossa diversidade amazonense sejam privilegiados também nos demais parques da cidade, aliás, uma boa maneira de “tematizar” os espaços públicos que serão visitados durante os mega-eventos previstos para acontecer nesta capital, a exemplo da Copa das Confederações e a Copa do mundo 2014.

Tomara que a Prefeitura encampe esta idéia!

Bom final de semana a todos!

Anúncios

16 Respostas to “Parque Lagoa do Japiim: uma justa homenagem aos Nordestinos”

  1. EDUARDO GOMES Says:

    Parabéns PAULO por mais uma matéria pertinente, objetiva e saudosista… faço minhas as tuas palavras; pois o nosso Prefeito também é neto de nordestino…. com certeza os nordestinos, descendentes e admiradores dos bravos nordestinos, assim como Eu, farão corrente positiva para sensibilizar o NEGÃO. Chegou a hora do reconhecimento pelo muito que os arigós fizeram… os prestanistas ainda fazem e os milhares que contribuem para o desenvolvimento do Amazonas, nos levando a ter ORGULHO DE SER NORDESTINO E AMAZONENSE. FAÇAM COMO eu, SEJA SÓCIO DA ARNAM.

  2. fabiane barbosa Says:

    Prezado Paulo, Parabéns pela belíssima idéia e eu como amazonense, mas filho de nordestinos quero parabenizar o presidente da Associação dos Nordestinos e gostaria que voces divulgassem os contatos da Diretoria para que eu possa me associar e os meus pais também.

  3. Jane Says:

    De igual problema passa o Parque Jeferson Peres, líndissimo, porém de ar poluído pelo mau cheiro das águas não tratadas. Bela iniciativa, mas como sempre tudo é inaugurado antes da hora, como se isso não gerasse mais custos depois.

    • Prof. Canindé Marinho Says:

      Presido a ARNAM – Associação Recreativa dos Nordestinos no Amazonas, cujo escritorio administratvo fica na Rua Lobo D`almada, 358 altos centro contatos – 3308 6587 / 9107 0593 / 9969 6587 e orkut espaconordestino@bol.com.br ; em nome da nação nordestina agradeço a iniciativa do grande companheiro PAULO e rogo a todos os leitores desse blog que divulguem o nosso ideal de construir um MEMORIAL DOS NORDESTINOS em MANAUS, tal qual o que existe em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasilia, Tocantis e outros. Copiem esta belíssima matéria e enviem para todos os seus contatos; precisamos unir forças para sensibilizar o Prefeito Amazonino … a nossa proposta é construir o MEMORIAL no espaço onde foi projetada a segunda fase do PARQUE, SEM PORTANTO MODIFICAR ou comprometer a bela estrutura já existente.

  4. Prof. Canindé Marinho Says:

    O Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura realizou um convenio com a IPASDEAM , Instituto do Deputado Federal Lupercio Ramos, por uma bagatela bem razoável para administrar o Parque Senador Jeferson Peres, a Praça da Polícia e o Largo São Sebastião.

  5. Hugo Penaranda Says:

    De um lado o ex-prefeito Serafim afirma ter entregue a primeira etapa com a estação de tratamento pronta e que o problema do esgoto ocorreu por falta de manutenção desta pela atual gestão. Do outro lado temos você com a mesma versão do Amazonino, informando que a obra foi inaugurada sem estar pronta, sem estação de tratamento e por isso houve a interdição do parque. Acho que o blog é bem legal, mas está na hora de você começar a usar alguns documentos que comprovem as informações para sair da simples citação, especulação. Na era da internet e com a sua influência não é difícil conseguir provas concretas para defender seus argumentos. Já está na hora dos políticos perceberem que nós leitores e eleitores temos senso crítico e que gostamos de opiniões e informações fundamentadas para que possamos nos posicionar diante dos fatos do nosso cotidiano.

    • Paulo De' Carli Says:

      Caro Hugo,
      Sugestão anotada, no entanto, neste caso específico não existem documentos sobre a existencia ou não da estação, nem seria necessário, vez que basta uma visita ao local para verificar que no local projetado para a estação de tratamento, bem como, diversas outras partes do projeto não foram executadas, existem apenas as fundações incompletas.
      Coloco-me a sua disposição para juntos irmos ao local confirmar a veracidade dos fatos.

      • Hugo Penaranda Says:

        Aceito o convite, quando puder ir basta informar, que eu gostaria de visitar o parque para documentarmos, o parque e a estação de tratamento, com fotografias e chegarmos a um consenso sobre a situação da estação de tratamento.

  6. Hugo Penaranda Says:

    Com relação à PPP entre a prefeitura e a ARNAM acho interessante, porém é difícil acreditar que haverá a correta manutenção do parque, levando a degradação do mesmo, e é difícil acreditar num controle eficiente da administração da ONG e da prefeitura, principalmente na administração do Negão, de modo a evitar que o espaço passe a ser alugado para terceiros descaracterizando, desta forma, o projeto inicial e beneficiando uma minoria “dona” do parque.

    Obs: Sou neto e sobrinho de nordestinos.

  7. Prof. Canindé Marinho Says:

    Meu caro Hugo fico grato pelos comentários envolvendo a nossa “pretensão” de se consorciar a Prefeitura de Manaus, através de uma PPP na administração do Parque Lagoa do Japiim. Me permita explicitar alguns fatos … a ARNAM é uma ONG que representa aproximadamente 65% da população do Amazonas, dividida entre autênticos nordestinos e descendentes; Manaus é a única Capital brasileira que não tem um referencial da cultura nordestina, tais quais São Paulo, Rio de Janeiro, Tocantis, Brasilia, dentre outras; nestes 21 anos de fundação a ARNAM tem realizado feitos visando a integração econômica e cultural com os amazonidas; Não pretendemos ser “donos” do PARQUE e sim criar, onde seria a segunda fase, o ESPAÇO NORDESTINO;

  8. Prof. Canindé Marinho Says:

    A manutenção do Parque Lagoa do Japiim, na primeira fase continuará com a Prefeitura e, quanto a segunda fase … a ARNAM, através do seu quadro de associados saberá bem administrar com captação de recursos através das múltiplas atividades que irá desenvolver. Convido o Ilustre HUGO, descendente de nordestino, a conhecer as nossas ações.

    • Hugo Penaranda Says:

      Agradeço e aceito o seu convite. Basta marcar uma data que eu irei conhecer as atividades executadas pela associação e trocar umas ideias com o sr., Professor Canindé.

  9. Pedro de Jesus Says:

    Além da matéria escrita pelo amigo Paulo os comentários aqui realizados me fizeram aprender bastante sobre funcionamento público e como nos organizar de forma adequada para ocupar os espaços que são comumente ocupados por toda a população residente em Manaus e seus visitantes. Ainda há muito a ser feito, porém a partir dessas iniciativas por meio de debates chegaremos a bons projetos para o melhoramento de nossa cidade.
    Um abraço a todos.

  10. VÄNIA NOVOA TADROS Says:

    PARABÉNS A ARNAM PELA INICIATIVA DE PRESERVAR E DIVULGAR A SUA CULTURA E, PRINCIPALMENTE, POR FAZER ISSO PROPONDO A HIGIENIZAÇÃO E SANEAMENTO DO PARQUE LAGOA DO JAPIIM.
    UMA VERGONHA PARA O SERAFIM CORRÊA, QUE TANTO ELOGIA AS SUAS PRÓPRIAS REALIZAÇÕES, NÃO TER CONCLUÍDO A ESTAÇÃO DE SANEAMENTO ANTES DE INAUGURAR A REFERIDA OBRA.
    MAS,NÓS SABEMOS O MOTIVO DA INAUGURAÇÃO PRECOCE: PROXIMIDADE DA ELEIÇÃO E POPULISMO PARA CONSEGUIR VOTOS

    • Marcão. Says:

      Concordo com vc Vânia,mas depois de tudo que ele fez com nossa cidade, não tinha inauguração que desse jeito, e espero que ele continue assim, (sem mandato nenhum), por muitos e muitos e muitos anos.

  11. josélia tavares Says:

    Ainda bem que a Cidade percebeu que o Serafim era só enganação: Encheu caixa dágua de água sem ter um pingo dágua, fez o que fez com a lagoa do japiim, feira do petrópolis, viaduto, maternidade moura tapajós sem UTI neo natal e por aí vão uma série de inaugurações sem concluí-las e sem alicerce. Serafim nunca mais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: