COPA 2014: só uma observação.

A partir de alguns comentários e observações feitas nas perguntas que me foram encaminhadas via Formspring.me, decidi voltar ao tema COPA 2014 em Manaus.

Um dos leitores comentou: “(…) Já não basta financiarmos os estádios e o sistema viário?“, referindo-se ao ônus imposto a população pela criação da Taxa de Lixo.

A resposta eu já escrevi anteriormente aqui neste blog. O povo da cidade de Manaus e do Amazonas é quem vai pagar a conta de quase R$ 6 BILHÕES, estimados para serem investidos pelo direito de sediar a Copa 2014.

E foi exatamente por isso, por termos demonstrado uma imensa capacidade de renúncia em investir em educação, saúde, saneamento básico e outras prioridades, para investir neste “mega-evento internacional”, é que nossa cidade foi escolhida.

Entendo que a grande maioria do povo é favorável a realização dos quatro ou seis jogos a que teremos direito, como cidade-sede, mesmo “cientes” de que todos estes investimentos sairão dos cofres públicos do Amazonas e de Manaus.

Os investimentos no sistema viário (metrô de superfície e o novo sistema de ônibus) serão financiados pelo Governo Federal, mas terão um dia que ser pagos.

Um moderno sistema de coleta, destinação e tratamento de lixo, sustentável sobre o prisma ambiental e muito mais moderno que o atual, deverá ser implantado na cidade. A que custo? A polêmica Taxa do Lixo é uma destas formas de arrecadação de recursos. E olha, se uma parcela significativa desta cidade já é contra, imaginem então quando começar a chegar a “fatura” da FIFA em relação a renúncia fiscal, novos controles de segurança, infra-estrutura hoteleira… De onde será que vai vir o dinheiro?

Ainda bem que, nesse caso, oposição e situação são favoráveis a realização da COPA 2014. O Serafim teve um papel decisivo ao assinar a inscrição de Manaus na concorrência para o direito de sediar. O Eduardo teve a responsabilidade de capitanear o processo de “convencimento” dos técnicos da FIFA. Ainda lembro-me da Vanessa e do Eron no palanque “emocionados” com a festa por ocasião do anúncio oficial. Até o Arthur que era oposição radical ao Governo do Estado entendeu como uma grande conquista. E ao Amazonino sobrou a responsabilidade “insalubre” de preparar a cidade.

Bom! Definido que todos são a favor de que Manaus seja sub-sede da Copa 2014, mãos à obra!

Vamos começar a pensar em como arrumar o dinheiro para esta aventura, quais serão os benefícios de médio e longo prazo que poderão advir deste evento. Melhor utilização dos resíduos da cidade? Aeroporto novo? Outro estádio? Novos hotéis? Novo sistema de transporte coletivo? Não esqueçam: junto com tudo isso vem a conta!

Quem vai pagar a conta levanta a mão!

Anúncios

4 Respostas to “COPA 2014: só uma observação.”

  1. Carolina Coelho Says:

    Podem me trucidar, mas eu ainda acho uma palhaçada esse negócio de Copa em Manaus. Em minha humilde opinião, esse eventos são para países ou cidades que já tem infra-estrutura mínima, ou onde “sobra” dinheiro pra se gastar com isso. Temos muitas prioridades em Manaus (educação e infra-estrutura básica: esgoto, saneamento básico, internet, são algumas delas), pra se pensar em gastar bilhões em estádios. Mas é isso que o povo gosta: circo… com futebol e samba de preferência. Se vc pesquisar um pouco descobrirá que ainda hoje, os cidadãos de Montreal, no Canadá, reclamam dos gastos absurdos na Olimpíada q foi realizada lá há muitos anos atrás. E olha que estamos falando de um dos países com IDH considerado MUITO ALTO. Daí podemos concluir, o quão atrasados no tocante a conscientização (e educação) nós, brasileiros, somos.

  2. Cesar Medeiros Says:

    Carolina, o Canadá só acabou de pagar as Olimpíadas de 76 acredite…em 2002. Por essa razão os EUA não queriam as Olimpíadas de 84 e então de forma inovadora fizeram um plano que fez dessas Olimpíadas a 1a a obter lucros na História. Os americanos não tiraram um centavo de seus bolsos.
    Bom, primeiro o Paulo felizmente reconheceu no post anterior que os números apresentados por ele eram equivocados. Uma razão a mais pra eu não concordar com a taxa é pagar a priori por um serviço que em tese só será efetivo em 2014 e por 30 dias no máximo! A verdade é que essa Copa 2014 virou costa larga pra todo tipo de perversidade contra o povo (infelizmente) e os amigos do poder estão ávidos por isso(e quero crer que o Paulo não esteja nesse rol).

  3. Eduardo Gomes de Oliveira Says:

    Paulo, precisamos conversar acerca da viagem do Juruá. Não consigo me comunicar com VC pelo telefone. ABS. Eduardo Gomes

  4. Jane Says:

    Melhor utilização dos resíduos da cidade? Aeroporto novo? Outro estádio? Novos hotéis? Novo sistema de transporte coletivo?

    E a saúde?

    Alguém já pensou em como ficará os hospitais e pronto-socorros?

    Partindo do princípio que a segurança e o trânsito fazem parte dos números da saúde, imagine vc esta cidade cheia de turistas muito além do normal! com toda aquela propaganda “Visite a Amazônia!” é Amazônia mesmo, por que insistem em chamar nosso estado de Amazônia!
    Gostaria imensamente que estes organizadores fizessem um tour pelos hospitais da cidade em um final de semana prolongado, feriado ou mesmo num fim de mês e dessem uma passadinha nos principais pronto-socorros particulares (que não são muitos) e no final me dissessem se a realidade de hoje multiplicada sei lá por quanto no futuro atenderá todos a contento.
    E não adianta trazer dólar para ser atendido na frente no hospital particular, por que os principais já são lotados e não perdem muito para o SUS!
    Quero estar a km daqui neste mês,como trabalho neste segmento chamado saúde, sei perfeitamente a bomba que estará para explodir, quero estar longe, bem longe,num estado ou municipio que só fale de copa por televisão e boa aventura!!!
    Pendura a conta que quando eu voltar pago a minha parte deste investimento maluco!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: