3ª pergunta: O que você acha que deveria mudar no atual sistema político?

Aqui as perguntas realmente começam a ficar interessantes e polêmicas. Vou responder com minha opinião de cidadão e como pessoa que já participou diretamente deste sistema democrático e que, de forma indireta, ainda participa. Não significando que as minhas ideias sejam absolutamente as ideais para o Brasil, mas pelo menos são propostas que deveriam ser abertamente discutidas pelo país.

Nosso sistema democrático ainda é muito jovem, imaturo e sofre um processo de acomodação que faz com que os atores deste cenário, com muita dificuldade, compreendam pouco as consequências da base democrática: O VOTO.

O povo, os partidos políticos, a sociedade organizada (empresas, movimentos sociais, igrejas e etc.) e, principalmente, os políticos, ainda têm um longo caminho a percorrer até que possamos, finalmente, nos autodenominarmos uma nação livre, democrática, socialmente justa e desenvolvida.

Mas não se enganem, caminhamos sim neste sentido e tudo será uma questão de tempo (algumas gerações!) e persistência. Alguns dos meus pensamentos neste sentido são:

VOTO OBRIGATÓRIO: Pessoalmente entendo que votar é um direito, não uma obrigação. Não consigo entender quando o Estado brasileiro se utiliza da propaganda institucional para “vender” ao povo uma idéia do tipo “é seu direito votar e ser votado”. Começou errado, se é direito não pode ser DEVER, seria o mesmo que dizer que se candidatar (ser votado) é uma obrigação de todo cidadão. Liberdade e Democracia são irmãs siamesas, a liberdade de votar em quem quiser; ser votado se quiser e, principalmente, votar como direito de cidadania, isto sim, é Liberdade Democrática.

REELEIÇÃO: Outro grande problema para a nossa “imatura” democracia é permitir que haja reeleição em um país que historicamente foi governado pelo coronelismo e por oligarquias exploratórias. Isto prejudica o processo de renovação política e a formação de novas lideranças, novos pensamentos e conceitos que possibilitariam a maior evolução da sociedade brasileira. Além do que, a reeleição, sem dúvida, estimula a corrupção “eleitoral” e diminui a eficiência da gestão pública, fazendo com que homens públicos, no afã de conquistar um segundo mandato, em vez de governar praticando políticas públicas de estado, governem “jogando para a platéia”, estimulando políticas públicas de resultado imediato em detrimento das verdadeiras ações de longo prazo, a exemplo da educação e do saneamento básico. Vou mais além, entendo que em um país infestado pela corrupção como é o nosso, sequer, reeleição para os cargos do poder legislativo deveriam existir. Ou seja, vereador que quiser concorrer em outra eleição deve concorrer a outro cargo (estadual ou federal) e assim com todos, forçando uma reciclagem geral nos parlamentos a cada quatro anos.

MERITOCRACIA: Outro grande estimulador de corrupção “eleitoral” é o tamanho do queijo que se oferece aos ratos. Muitos partidos lutam para chegar ao poder, no intuito único e exclusivo de se encastelarem nos cargos “comissionados”, um verdadeiro banquete com o dinheiro alheio. Emprego público somente para concursados, admitidos pelo critério do mérito. E vão me perguntar, mas e os cargos de confiança, como ficam? Serão ocupados por pessoas de confiança do gestor eleito, dentre os funcionários públicos concursados.

Pois aí estão somente algumas das mudanças que poderiam melhorar muito a qualidade da nossa democracia em seus resultados práticos. Muitas outras questões devem ser discutidas, amadurecidas e colocadas de maneira séria em aliança com a sociedade. Em suma, enquanto não houver uma REFORMA POLÍTICA, dificilmente a sociedade perceberá qualquer evolução no sistema político.

Anúncios

2 Respostas to “3ª pergunta: O que você acha que deveria mudar no atual sistema político?”

  1. jorge trajano Says:

    Prezado Paulo!
    Parabéns pelo Blog e também pelo texto(Resposta da terceira pergunta). É por conta dessa lucidez que poucos políticos dessa cidade tem que eu o admiro e o acompanho em tuas ações políticas. Sucesso! Feliz Natal e sonhos realizados em 2010.

  2. Jeronimo Maranhao Says:

    Interessante.
    Primeiro não existe democrasia, e sim moneygracia, ou dinheirocrasia.
    Segundo a poliitca e a arte de enganar aos outros. Isto não se aplica so no Brasil.
    Terceiro, o politico e um funcionario publico que deve satisfação ao povo. A unica diferença basica e que o povo quando procura emprego no maximo se entrevista com duas pessoas, antes de ser contratada e o processo e direto olho no olho. O politico usa de meios que fantasiam a mentalidade de quem o esta contratando ou seja quem se esta dando o voto, correspondente a escolha do candidato ao emprego publico por 4 anos.
    Quarto, as instituiçoes brasilerias publicas tem em suas maos a prerrogativa de quebrar qualquer empresa, por isso o processo licitatorio, nao vale nada. Basta ela não pagar a fatura, que a unica coisa que acontece eq que a divida vira precatorio, ou seja, devo nao nego pagarei quando puder.
    Quinto, as instituicoes publicas e os governantes nao poderiam promocionar suas ações, afinal e obrigação deles efetuar tais realizações. O povo esta pagando por isso. Isto so poderia ser feito em caso de campnha de interesse publico como campnha de alfabetização, vacinação etc.
    Sexto, nunca o politico poderia escolher quem o fiscaliza, como e o caso do Ministerio publico estadual e tribunal de contas.
    Setimo, punição rapida tem que existir como exemplo. O poliitico criou a palabra corrupto, para que o mesmo nao se ofenda quando alguem o chame pelo pseudonimo. Ele nao gosta de ser taxado de ladrão.

    Oitavo, falta um cabra macho, que seja menos politico e enfrente o problema de frente. Sempre e necessario uma ação energica quando o negocio esta muito esculhanbado.

    Vamos evitar que o vivaldo Lima seja demolido por capricho politico ou porque alguem nunca brincou de bombinha quando era criança e hoje que transformar a bombinha em um bombao de espetaculo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: