2ª. pergunta: Enquanto Vereador de Manaus, o que você fez pela cidade?

Esta resposta é a mais complicada, porque tudo que eu escrever será quase como um auto-elogio, portanto “piegas”, e parecerá um joguinho do tipo “você pergunta isso que eu te respondo aquilo, e tudo fica lindo!”. Acreditem, realmente esta pergunta estava no e-mail e, para que não pareça coisa combinada, vou procurar responder de forma curta e sem emotividade opiniática. Ou seja, sem papo de político se promovendo.

Primeiramente, para quem tiver algum interesse (alguém?), todas as informações a seguir podem ser obtidas no site da Câmara Municipal de Manaus ou, para facilitar, no Google. E, para ficar apenas registrado, quero me ater ao que realmente me motivou e de alguma forma beneficiou a cidade, seja pela discussão ou pela aprovação do projeto em si.

Tarifa Domingueira: A proposta de Projeto de Lei, encampada pelo Prefeito da época, que criou a meia-passagem de R$ 1,00 aos domingos é de minha autoria, inspirada no modelo de Curitiba. Cerca de 400 mil cidadãos utilizam ônibus aos domingos, dia em que o trabalhador comum não é contemplado com o vale transporte. Esta proposta, que foi implantada em Manaus, permitiu que mais pessoas, a um menor custo, pudessem freqüentar feiras, igrejas e templos, eventos culturais e esportivos, shoppings, banhos e clubes de lazer. Além de beneficiar as famílias em seus encontros dominicais.

Escolas de Tempo Integral: Fui o autor da Emenda a Lei Orgânica do município que introduz na política pública educacional de Manaus a priorização na adoção do sistema de educação em tempo integral, como política pública permanente na cidade. Aprovei por unanimidade no plenário da Câmara Municipal em primeiro turno de votação no apagar das luzes do meu mandato. Agora falta algum “iluminado” vereador, que esteja por lá, provocar junto à mesa diretora para que seja colocada a emenda em votação de segundo turno, para que seja promulgada.

Projeto Cidade Limpa: Sou o autor do projeto de Lei Complementar ao Plano Diretor de Manaus, que introduz, nos mesmos moldes, a lei que foi aprovada em São Paulo e que promoveu a limpeza de toda a poluição visual da cidade. Este projeto foi elaborado a quatro mãos com o Senador Jefferson Peres, que era um grande incentivador da proposta.

Nova Lei de Incentivo a Micro-empresa: Fui o relator e autor das emendas corretivas que viabilizaram a nova lei de incentivo às micro-empresas de Manaus e que, dentre várias vantagens a sociedade, desburocratizou e isentou de ISS e Taxa de Alvará milhares de micro-empreendedores, trazendo-os a formalidade econômica.

A CPI das Águas: Fui o autor proponente e Presidente da polêmica Comissão Parlamentar de Inquérito que investigou o contrato e a ação da empresa Águas do Amazonas S/A, bem como, a responsabilidade da gravíssima crise de abastecimento de água e saneamento da cidade de Manaus. O resultado final desta CPI foi a aprovação do Projeto de Resolução Legislativa que provocou a Prefeitura a re-pactuar o referido contrato de concessão, forçando o antigo grupo francês controlador da empresa a se retirar da sociedade. Pela primeira vez, em 20 anos de parlamento municipal uma CPI foi concluída com uma Resolução Legislativa aprovada em plenário.

Muitas outras propostas, requerimentos, projetos de lei e pronunciamentos foram realizados em quatro anos de mandato, destacando-se minhas ações na defesa dos planos de carreira de diversas categorias nas áreas da educação e saúde, a luta pelo chamamento dos concursados, o projeto contra o Nepotismo no âmbito municipal (também de minha autoria), projeto de reorganização urbana e viária… Enfim, como disse no inicio da resposta, tenho a impressão que falar de “mim mesmo” é muito complicado. Mas tenho certeza que fiz um bom mandato para a cidade.

Anúncios

5 Respostas to “2ª. pergunta: Enquanto Vereador de Manaus, o que você fez pela cidade?”

  1. Rafael Morais Says:

    Muito bom Paulo!
    Siga com o Blog que está cada dia melhor, com posts como este!

  2. ROBERTO ALVES Says:

    SAUDADES VEREADOR!
    AGORA ASSISTIR A TV CAMARA, SEM PAULO E FABRICIO FICA DIFÍCIL… UM ABRAÇO E PARABÉNS PELO BLOG.

  3. Domingos Sávio Says:

    Paulo, no ano em curso a Semed, executou o Programa MAIS EDUCAÇÃO, em várias escolas da capital e objetivo é a criança permanecer na escola o dia todo,mas a experiencia não foi boa. Motivo: Os prédios escolares não infra-estrutura para atender as criança de tempo integral, falte recursos humanos como cozinheira,monitores qualificados e alimentos para servir o almoço.Paulo não sou contra escola de Tempo Integral.

  4. Jerfeson Caldas Says:

    De fato foram projetos importantes para a cidade, o problema é que os manauaras parecem gostar de sofrer, basta olhar para a qualidade dos parlamentares que foram eleitos na última eleição e pra variar apoiam um Prefeito que pelo andar da carruagem não vai fazer muito por nossa cidade (ainda há tempo, claro)….
    Um abraço

  5. ROBERTO MELO Says:

    AS VEZES QUE VI O VEREADOR DERROTADO PAULO DE CARLI IMAGINEI QUE ELE FOSSE UM HOMEM INTELIGENTE NÃO TINHA PERCEBIDO QUE ELE ERA UM GRANDE DO PUXA SACO, QUE VERGONHA EX VEREADOR,SEU PAI UM HOMEM INTELIGENTE CHEIRO DE VITORIAS CONSEGUIU ATÉ GANHAR O PORTO DO AMAZONINO POR TRINTA ANOS RSS O SENHOR DEVE ACHAR O AMAZONINO ENGANANDO MENDES O MAXIMO NÉ? FK COM ELE PRA TI ENTÃO PQ NOS PRA VARIAR FOMOS ENGANADOS POR ELE MAIS UMA VEZ.A POVO BESTA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: