Pesquisas eleitorais

Recente pesquisa divulgada pela empresa PERSPECTIVA oferece um indicativo da atual situação política no Amazonas.

Em primeiro lugar, é preciso fazer uma observação técnica que costuma enganar os desavisados: Pesquisa é um retrato de um momento específico e não quer dizer ABSOLUTAMENTE nada mais que isso!

Feita esta observação inicial, comecemos uma análise que possivelmente, não seja uma verdade absoluta, pois, a partir daí várias teses e formas diferentes de interpretação provocam grande celeuma no mundo político. A verdade? Só o tempo, ou melhor, as urnas acabam por confirmar. Como observador eu diria o seguinte:

1. Nenhuma candidatura ao governo do estado decolou. Amazonino e Alfredo disputam a preferência do eleitorado e caso ambos sejam candidatos (o que pessoalmente não acredito) polarizam a eleição;

2. Amazonino sofre com uma rejeição na capital que é inerente ao cargo que exerce, bem como, percentualmente, esta rejeição reflete uma tradicional posição dos eleitores de Manaus em relação a ele, enfim, nada diferente do que sempre foi e nunca inviabilizou suas incursões eleitorais;

3. A rejeição do ex-prefeito Serafim está cada dia mais consolidada, indicando que, se tiver juízo, o “Sarafa” não deverá disputar uma eleição majoritária tão cedo;

Três são os fatores que poderão influenciar as eleições vindouras:

a) Alfredo prestigiado junto ao Lula e a virtual candidata Dilma, conseguir manter-se próximo de Amazonino e “enquadrar” Eduardo, formando uma super “chapa branca”;

b) Diante de um instransponível abismo entre Eduardo e Alfredo, Lula e Dilma chamam Amazonino como nome de consenso para unir a base governista no Amazonas, com Eduardo e Alfredo cedendo e desenhando uma acomodação que passa inclusive pela Prefeitura de Manaus, ocupação de uma vaga ministerial na próxima gestão (caso o PT conquiste a Presidência), bem como, a sucessão de 2014;

c) Uma ruptura entre os três, que acabará formando a base do palanque do Serra (PSDB) no Amazonas. Vamos ver quem primeiro vai roer a corda…

Para o Senado, ganha força a candidatura anti-Arthur, patrocinada pela dupla Dudu/Lula, que poderá forçar o Senador Tucano a buscar o apoio de Amazonino, que publicamente rejeita a possibilidade de apoiar Vanessa.

Com relação aos números para Deputado Federal, sinceramente, não vejo o eleitor em um momento tão distante da eleição, manifestando com sinceridade seu voto. Vale mais o recall das últimas eleições, que demonstra um desgaste dos candidatos ligados a televisão e, principalmente, as ações pontuais relacionadas às atitudes de candidatos que exercem algum tipo de cargo ou função pública, portanto, utilizam-se das máquinas de apoio inflando seu potencial. O mais correto seria tentar fazer uma apuração de dados em respostas espontâneas (pesquisa não estimulada) e verificar o grau de participação do eleitorado no processo político neste momento.

Anúncios

5 Respostas to “Pesquisas eleitorais”

  1. Carlos Rivera Says:

    Caro, Paulo, discordo de vc com relação ao Serafim. Essa é a visão de quem fez oposição ao Prefeito Serafim. Se tivermos como candidatos ao governo do Estado; Alfredo, Serafim e Omar, com certeza teremos, pela primeira vez; uma eleição em dois turnos para o cargo e o Serafim com chances de chegar a um segundo turno. Pois o Omar é muito ruim de voto.

  2. Gomes Says:

    Caro Sr. Paulo,

    Concordo com o Sr. Carlos: o ‘Sarafa’ não tá morto, não!

    Ademais, ele (Sarafa) tem sido ajudado pela sucessão de trapalhadas e/ou incompetência da equipe do Sr. Amazonino.

    Se é verdade que o Sarafa ajudou a tirar o pijama do Negão, também é verdade que o atual prefeito tem colaborado para suscitar o saudosismo no seu ‘ex’, com todos os seus defeitos e qualidades.

    Grande abraço.

  3. HENRIQUE Says:

    Sr.s Carlos e Gomes,

    Descordo totalmente dos senhores. Imaginem, o Sr Serafim, tem sim sua margem de rejeição que é grande ainda mais, no centro da cidade, por isso tenho certeza que ele não possui mais votos do que o Vice-Governador do estado (Omar). Sejamos claros. Em resposta ao Sr. Paulo De´Carli, devo diser que concordo, em relação a candidatura de Artur Virgílio, pois bem, como todo Amazonense interado sabemos que Artur é nosso fiel defensor. Seria de excelente grado te-lo como senador além de qualquer um outro que vinhesse ser nosso senador. Artur tem suas conquistas e é um excelente legislador em defesa dos nossos interesses para com a ZFM.

    A verdade é que precisamos de pessoas competentes e de coragem, para defender o nosso Estado que hoje é destaque no cenário mundial.

    Obrigado pelo espaço.

  4. paulo Says:

    caro paulo com P minusculo mesmo, vai botando a barba de molho que pode ser que ocorra a vitória de quem vc não quer e vão tomar seu porto pq é isso que vc e sua familia fizeram acham que o porto é de vcs então se cuida que quem será o vencedor na eleição é quem vc não quer e vc sabe disso.

  5. Antonio Oliveira Says:

    Queiro parabenizar o Sr. Paulo de Carli , por suas ideias, o Omar Aziz,
    vai trabalar com antenuancia dos Senadores. Eduardo Braga. e Vanessa, para traqzer mais beneficios desta regiao ,parabens a todos nós do Amazonas> olivar10@ig.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: